Pular para o conteúdo

Segunda etapa do Paulista de OP e 420 será disputada em Ilhabela a partir deste sábado

Atletas do Audi YCSA Sailing Team disputam a segunda etapa do Campeonato Paulista das classes Optimist e 420, em Ilhabela, nos dois próximos finais de semana

A galerinha do OP se preparando para o Paulista na foto de Volnys Bernal

A galerinha do OP se preparando para o Paulista na foto de Volnys Bernal

São Paulo (SP) – Os jovens velejadores do Audi YCSA Sailing Team disputam a segunda etapa do Campeonato Paulista de 420 e Optimist nos dois próximos finais de semana (13, 14, 20 e 21/9) em Ilhabela, com sede na Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação, no Pequeá. São esperadas mais de 50 embarcações, considerando-se as duas classes. As flotilhas do Yacht Club Santo Amaro, mais acostumadas à Represa Guarapiranga, terão nova oportunidade de competir na Capital Nacional da Vela.

Estão programadas doze regatas para cada classe ao longo do campeonato, com previsão de três largadas por dia. Seis provas são suficientes para validar a etapa. A diferença está nos descartes. Na Optimist, a partir da sexta regata haverá um descarte e após a nona, dois descartes, enquanto na 420 o pior resultado será excluído a partir da décima prova. Depois de 11 regatas, dois resultados serão desprezados pelas duplas.

O coordenador da classe 420 em São Paulo, Erik von Fritsch, destaca a importância de se levar os velejadores paulistanos para o litoral norte. “Esperamos 10 barcos para esta etapa do Paulista. Para a classe, velejar em Ilhabela é sempre uma oportunidade de evolução. O vento forte e o mar moderado permitem a montagem de raias maiores e o velejo é sempre de alta qualidade. A organização da Secretaria de Esportes sempre nos recebe muito bem e são muito competentes no gerenciamento das regatas”, elogia Erik, lembrando que o Campeonato Brasileiro de 420 será em Ilhabela, em Janeiro de 2015.

A Taça Almirante Tamandaré disputada em março da Represa Guarapiranga valeu como primeira etapa do Campeonato Paulista e também somou pontos para o ranking da Classe Optimist São Paulo (COSP). A Escola de Vela de Ilhabela (EVI) e o Audi YCSA Sailing Team dominaram o pódio, com José Godinho (EVI) em primeiro, Thomas Roth (YCSA) em segundo e Martin Chao (YCSA) em terceiro. Godinho também lidera o ranking da temporada, com Martin em segundo e Diego Zabeu (EVI) em terceiro lugar. Eles estão confirmados entre aproximadamente 40 velejadores que estarão embarcados para competir na ilha.

Flotilha do YCSA completa na 420 – Para a classe, a primeira etapa do estadual foi disputada em abril, também na Guarapiranga, com sede no YCSA e título da dupla da casa, Gabriel Elstrodt e Philipp Essle, com três vitórias em seis regatas. Antonio Aranha e Stephan Kunath (YCSA) ficaram na segunda colocação, enquanto a dupla formada pelo carioca Leonardo Lombardi (ICRJ) e o paulista Alexander Essle (YCSA) ficou em terceiro. Giuliana Tozzi e Marina Arndt formaram a melhor tripulação feminina, em duelo equilibrado com Helena de Marchi e Elisa von Fritsch.

Entre as duplas confirmadas estão, Eric Belda e Rodrigo Dabus, campeões da Taça Humboldt, Antonio Aranha e Alexander Essle, André Fiuza e Setphan Kunath; Luiza Ferreira e Lisa Reimer, além de Helena de Marchi e Marina Bomeisel que ainda não definiram seus proeiros, ou proeiras. Erik von Fritsch faz um alerta aos velejadores paulistanos, para que não corram o risco de perder a largada em Ilhabela. “A raia montada no Canal de São Sebastião, fica a 30 ou 40 minutos, de reboque, da sede do evento. Para quem planeja descer a serra no sábado (13), primeiro dia de competição, recomendo chegar com antecedência. A fila da balsa no último final de semana (6 e 7) chegou a seis horas de espera”.

A previsão para o primeiro fim de semana da segunda etapa do Paulista é de ventos entre 9 e 11 nós (16 a 20 km/h) no sábado, soprando na direção leste. No dia seguinte, a intensidade deverá ser semelhante segundo a Tempo Ok!, porém, variando de nordeste a leste. A temperatura máxima chega aos 24 graus no sábado e aos 26 no domingo. Não há probabilidade de chuva. As largadas estão previstas para meio-dia aos sábados e às 11h aos domingos.

Da assessoria

Não há comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: