Troféu Seival e Regata e Velejaço Farroupilha colorem o Guaíba neste sábado
Regatas que encerram o Circuito Conesul de Vela de Oceano poderão ser vistas ao longo da orla da Capital
O Troféu Seival tornou-se a competição mais emblemática da vela gaúcha. Em seus 44 anos ininterruptos de disputa, acumulam muitas histórias de esforço e dedicação dos velejadores. A regata largará no sábado (20) às 11 horas da área da Usina do Gasômetro e poderá ser acompanhada pelo público.
A etapa final do 23º Circuito Conesul de Vela de Oceano será neste fim de semana com a disputa das regatas de longas distâncias, no sábado às 11 horas: o 44° Troféu Seival para as classes ORC Internacional e Bico de Proa Monocascos, cujo percurso é feito pelo rio Guaíba e Lagoa dos Patos na distância de 70 milhas e ainda a 25ª Regata Farroupilha para as classes BRA-RGS e Microtoner 19, de percurso menor, cerca de 40 milhas.
O Troféu Seival nasceu com a proposta de ser um evento cívico esportivo da vela e ligado a cultura gaúcha. O nome veio do local onde se deu uma importante batalha da Guerra dos Farrapos e do mítico barco dos heróis gaúchos comandados pelo italiano Giusepe Garibaldi que atacou Laguna. Por isso a escolha da sua data foi determinada para setembro. Se a regata traz uma carga de tradição cultural, no campo da competição também deixou sua marca, pois a partir dela a classe Oceano gaúcha evoluiu tecnicamente. O Troféu Seival é uma das regatas mais longas em água doce do Brasil.
As largadas serão a partir das 11 horas da Usina do Gasômetro, na Ponta da Cadeia. Uma cerimônia cívica com hasteamento das bandeiras será feita na abertura do evento. O público poderá acompanhar o começo das regatas da beira do Guaíba na zona central da Cidade. Junto com as regatas do Circuito ocorrerá o 17º Velejaço Farroupilha para barcos de cruzeiro.
O 23º Circuito Conesul conta com o apoio do estaleiro Delta Yachts. O encerramento será no domingo às 17 horas com a festa de entrega de prêmios.
Da assessoria