Pular para o conteúdo

C’est la Vie é tetracampeão do Circuito Conesul de Vela de Oceano

Competição mais importante da vela de Oceano gaúcha encerrou neste domingo no Veleiros do Sul

 

O Circuito Conesul de Vela de Oceano terminou neste fim de semana no Veleiros do Sul, em Porto Alegre. As regatas finais com percurso de longa distância, o 44º Troféu Seival e a 25ª Regata Farroupilha foram concluídas na madrugada deste domingo. O título na classe ORC Internacional ficou com o barco C’est la vie VI, comandado por Henrique Dias que começa a fazer história na competição. Ele tornou-se tetracampeão do Circuito Conesul (2004, 2011, 2012 e 2014) e do Troféu Seival (2005, 2010, 2012 e 2014). E em segundo lugar ficou o Patron, de João Ritzel.

Na classe RGS a vitória no Circuito foi do barco Alga, de Adriano Santos, que também arrebatou o título da 25ª Regata Farroupilha. Em segundo lugar ficou o Taz, de Augusto Moreira. E na Microtoner 19, o Batucada, de Tiago Jacobus foi o campeão da classe e em vice o 14 Bis, de Humberto Blattner. Com o mesmo entusiasmo de 10 anos atrás, quando estreou com o barco C’est la vie  no Circuito, Henrique Dias, 26 anos, comemorou a sua quarta vitória e apontou alguns fatores do seu bom desempenho, assinalando a sua tripulação que nesta edição foi composta por Vilnei Goldmeier, Marília Bassoa (Alexis Knebel e Klaus Burmeister) Rodolfo Streibel, Frederico Sidou e Isaak Radin.

“Havia muita expectativa para este Circuito pela reestreia da classe ORC Internacional. Não tínhamos ideia clara de como os barcos se comportariam na medição por ser mais justa que a RGS. Procurei preparar o barco para o melhor rendimento possível. Mas a vitória é da minha tripulação, que conta com alguns velejadores que estão comigo desde 2002 e da intimidade com o barco”, diz Henrique Dias.

Regatas Longas: A etapa final do Circuito foi com a disputa das regatas de maior peso na competição. A largada ocorreu no sábado às 11h20min, atrás do Centro Cultural Usina do Gasômetro, zona central da Cidade. O 44º Troféu Seival, com 68 milhas de distância, era destinado apenas para os barcos das classes ORC Internacional e Bico de Proa. O C’est la vie VI, foi o vencedor no tempo corrigido com a marca de 8h41min40s de prova. Em segundo ficoi o Hobart, de Airton Schneider.

“O Seival era decisivo na definição do Circuito, pois estávamos empatados em pontos com o Patron. Nós não fizemos uma boa largada e ficamos meio para trás dos concorrentes, mas na altura da Ponta Grossa teve início nossa recuperação e melhoramos nossa posição na flotilha. A entrada de vento constante e forte à noite foi fundamental para concluirmos uma boa regata”, contou Henrique.

O barco Congere, de Sérgio Neumann, levou a Taça Xodó por ter sido o primeiro a cruzar a linha de chegada, próxima a ilha das Pedras Brancas no Guaíba, às 00h13min25s de domingo e com isso garantiu a vitória na classe Bico de Proa.

A largada foi de vento oeste/sudoeste com intensidade de 10 nós. A forte correnteza em direção sul no Guaíba fez os barcos velejaram com mais velocidade. No entanto à noite,  um vento sul fraco juntou os barcos da flotilha no Canal do Campista e dificultou a entrada na Lagoa dos Patos. O trecho de Itapuã ao farolete da ilha da Barba Negra foi o mais demorado da regata, mas na perna de volta com vento sul a favor e na intensidade 16 a 18 nós os barcos velejaram com boa velocidade até a linha de chegada, próxima a ilha das Pedras Brancas no Guaíba.

Na 25ª Regata Farroupilha para barcos da RGS, com percurso de 50 milhas de distância, a vitória foi do Alga ao obter o tempo corrigido de 10h17min45s. Em segundo o Taz, com 10h19min01s.  E na classe Microtoner 19 o barco Batucada, de Tiago Jacobus, ficou em primeiro lugar na regata e em segundo o 14 Bis, de Humberto Blattner. Junto com as regatas longas foi realizado o 17º Velejaço Farroupilha.

O 23º Circuito Conesul de Vela de Oceano teve três regatas realizadas em dois fins de semana contou com o apoio da Delta Yachts.

Da assessoria do VDS

 

Não há comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: