Pular para o conteúdo

Yacht Club Santo Amaro marca presença na Semana de Vela de Buenos Aires

Quatro duplas da classe 420 vão disputar a 21ª edição da tradicional regata do Rio da Prata de 4 a 13 de outubro

Eric Belda, na foto de Gabriel Heusi

Eric Belda, na foto de Gabriel Heusi

São Paulo (SP) – O Yacht Club Santo Amaro (YCSA) levará para a Argentina quatro duplas da classe 420 integrantes do Audi YCSA Sailing Team para a tradicional Semana de Buenos Aires, que neste ano chega à 21ª edição. Os brasileiros têm sido assíduos participantes e estarão ao lado de velejadores da Austrália, Bermudas, Chile, Estados Unidos, México e Uruguai, além da Argentina, nos dias 4, 5, 11, 12 e 13 nas raias do Rio da Prata.

A idade dos atletas do Audi YCSA Sailing Team, que embarcam para Buenos Aires nesta sexta-feira (3), varia de 14 a 17 anos. Apesar de jovem, Eric Belda estará na competição pela quinta vez. “Vamos velejar para ficar entre os melhores. Top 10 é um resultado possível, Top 5 seria melhor ainda. No ano passado nosso barco quebrou e perdemos três regatas”, argumenta Eric, que há dois anos e meio divide o barco com o proeiro Rodrigo Dabus. A dupla foi 21ª em 2013 e 11ª em 2011. A flotilha de 420 costuma variar de 30 a 35 embarcações.

“A competição é muito disputada, tem a dimensão de um campeonato pan-americano e também é desafiadora. Os ventos são rondados, com diferença de pressão, e ondas bem picadas devido ao encontro do rio com o mar”, analisa Eric que há duas semanas venceu o Paulista de 420 em Ilhabela ao lado de Rodrigo. As outras três duplas do YCSA são: Stephan Kunath e André Fiuza, Elisa von Fritsch e Helena de Marchi, Olívia Belda e Marina Arndt.

A parceria entre Elisa e Helena é mais recente. Estão juntas desde a Copa da Juventude, disputada em março, em Florianópolis. Venceram a Taça Humboldt em agosto na Represa Guarapiranga logo após o Mundial de 420 em Travemunde (ALE). “No Mundial não fomos muito bem porque não estamos acostumadas às flotilhas com dezenas de barcos na largada. No Brasil a classe ainda é pequena. Queremos velejar bem, mas sem pressão pelo resultado. O importante por enquanto é aprender”, avalia Elisa.

A dupla Elisa e Helena tem como treinador o campeão mundial e pan-americano de Lightning, Claudio Biekarck. O responsável pela classe no Audi YCSA Sailing Team é Bernardo Arndt, o Baby, vice pan-americano de Hobie Cat. As outras duas duplas Stephan e André, Olívia e Marina também são recém-formadas.

O programa da Semana de Buenos Aires prevê 12 regatas para a classe 420, com no máximo três largadas por dia. O melhor desempenho do YCSA no campeonato organizado pela Yacht Club Argentino (YCA) foi em 2010 na Optimist. O clube paulista dominou o pódio com ouro para Gabriel Elstrodt e bronze para Martin Lowy.

Não há comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: