Carioca é fita-azul da 69 Regata da Escola Naval
O veleiro Carioca, Classe Soto 40, foi o fita azul na 69ª Regata Escola Naval, realizada neste domingo (12/10), na Baía de Guanabara. A maior prova náutica da América Latina contou com a participação de mais de 700 barcos. Organizada pelo Grêmio de Vela da Escola Naval, a regata reúne desde grandes veleiros de oceano aos monotipos.O resultado anunciado neste domingo é apenas parcial. Como aos participantes cabem protestos, a organização só divulgará as colocações oficiais na próxima semana.
A competição também contou com a presença de representantes estrangeiros. Na disputa das marinhas amigas, a primeira colocação ficou com o Brasil. O Chile foi o segundo colocado e a Itália ficou em terceiro lugar.
Aberto ao público, o evento levou à Ilha de Villegagnon cerca de quatro mil visitantes. A programação contou com diferentes atrações, como exposições de grande variedade de material militar da Marinha, incluindo equipamentos de mergulho e paraquedismo, helicópteros, mísseis, carros de combate e barracas de um hospital de campanha. Foram montadas tendas de exposição de organizações militares da Marinha e de empresas parceiras do evento. Destaque também para as apresentações da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais, além de várias atividades esportivas e recreativas para as crianças.
Este ano, a Regata Escola Naval conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, Cellier Alimentos, Transpetro, Poupex, Libra Terminais Rio, Brancante Seguros, SKM, FEMAR, Mackenzie, Capemisa Seguradora, Emgepron e 1492 Azeite Extra Virgem Premium.
A cerimônia de premiação acontece no próximo dia 20, na Escola Naval.