Pular para o conteúdo

Sem vento, início do Brasileiro de Hobie Cat 14 e 16 é adiado para esta terça-feira (4)

HC 16 chegando na boia

HC 16 chegando na boia

 

A falta de vento terminou adiando o início do Campeonato Brasileiro de Hobie Cat 16 e 14 (Brascat) para esta terça-feira (4) a partir do meio dia. A competição, que reúne diversos talentos da vela brasileira, será realizada no Cabanga Iate Clube de Pernambuco, na sub-sede em Maria Farinha. Ao todo, até nove regatas, dependendo das condições do vento, serão realizadas até a próxima quarta-feira (5).

Vale lembrar que os resultados das regatas contam pontos no ranking classificatório para o Sul-Americano da classe, que será disputado após o Brascat (de 6 a 9 de novembro), novamente em Maria Farinha.

Trinta e quatro barcos disputarão o Brasileiro de Hobie Cat 16. Atual campeão, José Roberto de Jesus, que no Brascat de HC 16 de 2013, em Ilha Bela/SP, conquistou o título nacional com o proeiro Anderson Brandão, também de Ilha Bela, tentará o bicampeonato com outro proeiro – Otávio Peixinho (SP). O destaque regional fica com a dupla cearense Daniel Nottinghan e Mequitas Queiroz, que em julho deste ano conquistou o título do Campeonato Nordeste da Classe HC 16, realizado na praia de Maria Farinha.

Pernambuco tem um bom histórico no cenário nacional de Hobie Cat. No ano passado, por exemplo, o pernambucano Claudio Cardoso, que formou dupla com seu sobrinho Rafael Monteiro, ficou em quinto lugar no ranking geral. Este ano, porém, a dupla não disputará o torneio. O único representante de Pernambuco será Guilherme Araújo, que formará dupla com Karoline Bauermann, do Rio Grande do Sul.

HC 14

Nove velejadores estão inscritos no Brascat de HC 14, nenhum de Pernambuco. Nesta classe, o domínio é quase que total dos atletas do Iate Clube da Paraíba (ICPB). No Norcat de HC 14, os três primeiros colocados pertenciam ao ICPB – Fábio Espinar (campeão), João Octávio Costa (vice) e Diego de O Monteiro (terceiro lugar).

TESTE

O paraibano Diego de Oliveira Monteiro, do Iate clube da Paraíba, e a dupla do Ceará Daniel Nottinghan/Mequias Queiroz venceram, no último domingo (2), o último teste antes do Campeonato Brasileiro de Hobie Cat 14 e 16 (Brascat) respectivamente. O primeiro ganhou o troféu “Ney Pacheco” (HC 14), enquanto o outro foi agraciado com o troféu “Mario José Dubeux Junior, O Pioneiro” (HC 16). A competição foi realizada no Cabanga Iate Clube de Pernambuco, sub-sede de Maria Farinha. Para os participantes, a regata de abertura serviu como treinamento na raia oficial.

SUL-AMERICANO

O Campeonato Sul-Americano de Hobie Cat 16 é um degrau à frente para aqueles que participam do Brasileiro. Isso porque os 20 melhores no Ranking nacional estarão classificados para o torneio continental, que acontecerá entre os dias 6 e 9 de novembro, em Maria Farinha.

A expectativa da organização é que as regatas tenham 30 barcos – os 20 melhores do Brasil e o restante duplas estrangeiras, femininas e de jovens. A competição será de extrema importância para a flotilha de HC 16 do Brasil, isso porque o Sulcat classificará os últimos três países para os Jogos Pan-Americanos, que em 2015 será realizado na cidade de Toronto, no Canadá. Até o momento estão garantidos nos Jogos o Canadá, EUA, Guatemala e Porto Rico.

 

Não há comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: