Pular para o conteúdo

Nosso Meteorologista Analisa a VOR com Exclusividade.

Todos os barcos da VOR já estão rumando para o norte desde sábado (22/11). O primeiro barco a decidir ir para o norte convictamente foi o Abu Dhabi às 20 UTC. Os demais decidiram seguir o “anfitrião” da perna 6 horas mais tarde, de forma que o veleiro Árabe se posicionou a noroeste da flotilha.

Hoje, por volta das 11 UTC, todos avançaram sobre o centro da alta pressão subtropical do Oceano Índico e ficaram por algumas horas navegando com ventos na ordem de 5 nós (calmaria). Nestes momentos de “flap-flap”, a maior parte da flotilha optou por se mover para leste, enquanto que os árabes e o time Vestas optaram por rumar para oeste. Parece que os dois se deram melhor, pois nas últimas horas a alta pressão se alinhou no sentido sudoeste-nordeste, de forma que os veleiro que rumaram para oeste, saíram mais rapidamente da região de calmarias e agora navegam melhor nos ventos alísios, sendo o veleiro mais a oeste (Abu Dhabi), com ventos de 18 nós, enquanto que os demais estão com cerca de 15 nós. Digamos que os Árabes conhecem bem o Oceano Índico e, neste começo, parece que foram os melhores na batalha contra a Alta Subtropical do Hemisfério Sul no Oceano Índico.

Toda a flotilha deverá passar próxima à costa de Madagascar entre amanhã e quarta feira, enfrentando ventos de contra vento (nordeste), próximos de 15 nós. O ciclone tropical que ameaçava a regata está neste momento um pouco a oeste da longitude das Ilha Maldivas, nas coordenadas lat: -12º, lon: 68º e mantém ventos próximos de 35 nós. Como ele não deverá se intensificar muito mais e sua velocidade de deslocamento para oeste diminuiu nas últimas 24h, acredito que os veleiros irão optar por navegar a oeste do sistema, aproveitando os fortes ventos de sul, que deverão literalmente “catapultar” os barcos em direção aos Emirados Árabes. Em seguida ao ciclone tropical, teremos a região dos doldruns, com muitos buracos de vento para colocar mais emoção nesta segunda perna da Volvo Ocean Race.

João A. Hackerott
Doutorando em Meteorologia no IAG/USP
Não há comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: