Pular para o conteúdo

Copa Suzuki Jimny: Montecristo faz o menor tempo em 14 anos da Regata Volta à Ilha

Barco de Ubatuba baixou o tempo da prova mais longa do Circuito Ilhabela de Vela Oceânica, em homenagem a Sir Peter Blake, para 6h05m12. As regatas deste domingo foram canceladas por excesso de vento

Equipe do Montecristo comemora o recorde da prova. Foto: Marcos Mendez

Equipe do Montecristo comemora o recorde da prova. Foto: Marcos Mendez

Ilhabela (SP) – As condições favoreceram e a tripulação do Montecristo soube aproveitá-las da melhor forma na Regata Volta à Ilha – Sir Peter Blake, pela XIV Copa Suzuki Jimny de Vela Oceânica. O barco de Ubatuba, comandado por Julio Cechetto, percorreu 47 milhas (86 km) em 6h05m12 no tempo real. A distância da regata costuma variar entre 40 e 50 milhas, de acordo com a direção do vento, mas até hoje, o menor tempo registrado pertencia ao Lexus Chroma, de Santos, com 8h21m48 obtido em 2013.

A prova de abertura da quarta e última etapa do Circuito Ilhabela reuniu neste sábado (29) uma flotilha de 33 veleiros dos quais, 26 deram a Volta à Ilha, enquanto a classe HPE correu regata de percurso, com 13 milhas (23 km) ao norte do Canal de São Sebastião. Logo na largada, os barcos foram impulsionados pelo vento leste com rajadas de até 20 nós (35 km/h). O contorno da ilha a partir da Ponta das Canas, ao norte, no sentido horário, permitiu que as tripulações navegassem boa parte do tempo com a vela-balão, içada no vento de popa.

“O vento foi adequado para o barco. Nosso equipamento não é tão novo e tivemos problemas com velas e cabos que exigiram reparos. Andamos bem, mas poderíamos ter sido ainda mais rápidos”, afirmou o comandante Julio Cechetto. “Ser o Fita Azul (primeiro a chegar), velejando entre amigos, é o que importa. Corremos várias vezes a Volta à Ilha, mas nunca havíamos vencido”. No tempo corrigido, o Montecristo foi o sexto na RGS Geral.

Força feminina – Única mulher entre os dez tripulantes do Montecristo, Valéria Ravani esta eufórica com a proeza. “Venci a Copa Suzuki Jimny na classe RGS em 2011 com o Jazz e voltei a sentir essa emoção. Foi um dia excelente, com vento o tempo todo. Depois da Ponta Grossa (nordeste da ilha) o Chroma nos passou, mas após a Praia de Castelhanos navegamos mais rente à costa, encurtamos o caminho e abrimos vantagem”. O comandante do barco de 52 pés (17 metros) elogiou a velejadora. “A Valéria foi nosso coringa. Trimou (regulou) a genoa (vela da proa), cuidou da alimentação, que estava deliciosa, e ainda trouxe o champagne para brindarmos a vitória”.

O Lexus Chroma, Fita Azul em 2012 e 2013, cruzou a linha de chegada 9min43 após o Montecristo e 1min38 à frente do terceiro colocado no tempo real, Caballo Loco, vencedor da Volta à Ilha na C30. O CA Technologies manteve a liderança da classe com o terceiro lugar e o +Realizado foi o segundo. O Suduca conquistou o bicampeonato da regata na RGS Geral, enquanto o Boccalupo foi o melhor na RGS Cruiser.

O veleiro Orson ficou em primeiro nas classes IRC e ORC, mesmo resultado obtido pelo Ginga, virtual campeão de 2014 na HPE, que teve o Fit to Fly em segundo e o Atrevido em terceiro lugar. As regatas serão retomadas no próximo final de semana (6 e 7/12), encerramento da temporada. Além de homenagear o navegador neozelandês Sir Peter Blake, a esperada Regata Volta à Ilha é dedicada também ao Dia do Marinheiro, comemorado em 13 de dezembro. A Capitania dos Portos de São Sebastião oferecerá o troféu transitório Cisne Branco, da Marinha do Brasil ao Fita Azul, Montecristo.

A entrega da taça será feita no próximo sábado (6/12) no Yacht Club de Ilhabela, após o sorteio da Wind Charter para dois dias de velejada em um Sun Odyssey 439, durante a canoa de cerveja. Em seguida os velejadores acompanharão a palestra ‘Mussulo III – Regatas e Travessias Oceânicas’, apresentada pelo comandante José Guilherme. O penúltimo dia da etapa final da Copa Suzuki Jimny será encerrado com a festa de confraternização da temporada às 20h30 na Pousada Armação dos Ventos.

Domingo sem regata – As regatas deste domingo (30) foram canceladas pela Comissão de Regatas (CR) devido às rajadas que variaram de 25 a 30 nós ao norte do Canal de São Sebastião. “É mais prudente poupar equipamento e preservar as tripulações. A segurança é prioridade”, justificou o diretor da CR, Cuca Sodré. Os barcos nem chegaram a deixar o pier flutuante do Yacht Club de Ilhabela.

Resultados da Regata Volta à Ilha – Sir Peter Blake:

C30
1º – Caballo Loco (Mauro Dottori)
2º – +Realizado (José Luiz Apud)
1º – CA Technologies (Marcelo Massa)

ORC
1º – Orson (Carlos Eduardo Souza e Silva)
2º – Lexus/Chroma (Luis Gustavo de Crescenzo)

HPE
1º – Ginga (Breno Chvaicer)
2º – Fit to Fly (Eduardo Mangabeira)
3º – Atrevido (Fábio Bocciarelli)

RGS Geral
1º – Suduca (Marcelo Claro)
2º – Fram (Felipe Aidar)
3º – Optimystic (Márcio Sudo)

RGS Cruiser
1º – Boccalupo (Claudio Melaragno)
2º – Anequim (Paulo de Moura)
3º – BL3 Wind Náutica (Clauberto Andrade)

IRC
1º – Orson (Carlos E. S. Silva)
2º – My Boy (Lars Muller)
3º – Sextante (Thomas Shaw)

Fan page no Facebook – A Copa Suzuki Jimny tem página no Facebook para divulgar as informações sobre a competição, velejadores e classes. Além disso, o espaço na internet é um ponto de encontro virtual para atletas, árbitros e fãs da modalidade. Para curtir e ter acesso às atualizações, basta acessar o Facebook e digitar Copa Suzuki Jimny – Circuito Ilhabela de Vela Oceânica.

A Copa Suzuki Jimny/XIV Circuito Ilhabela de Vela Oceânica é organizada pelo Yacht Club de Ilhabela, com patrocínio máster da Suzuki Veículos e co-patrocínios de SER Glass e F7 Blindagens. Apoiam o evento: Prefeitura Municipal de Ilhabela, North Sails, Pousada Armação dos Ventos, Rádio Antena 1 Litoral Norte, Revista Mariner, Mar&Vela, Sail Station.com e Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião.

Da assessoria

Não há comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: