Pular para o conteúdo

Resumito de quinta de um jornalista idem: Star, J/70, S40 e mais.

Mestre Capizzano, de olho no lance, flagrou a sempre bela flotilha de S40 hoje no Uruguai.

Mestre Capizzano, de olho no lance, flagrou a sempre bela flotilha de S40 hoje no Uruguai.

Lars e Samuca vencem em Miami e encostam nos líderes Jorginho e Bruno. Santinha e cia. vencem no J/70. Mitsubishi chileno começa na frente o SulAm der S40 em Punta.

Agende-se: Paulista de 29er no YCSA e 95 anos de ICRJ nas águas da Guanabara e no computador

Boa noite querido amigo e queridíssima amiga, já de volta às fainas noticioso-literárias e como o inexorável caminhar dos ponteiros do relógio não permite delongas e nossos velejadores não param de produzir notícias, vamos direto a mais uma reestreia neste março de petrolões lavados a jato, eis contigo o resumito da vela.

E para não tomar mais do seu precioso tempo vamos direto à capital externa de nosso varonil Brasil: Miami. Pois é por lá que a verde, amarela, azul e branca está nos píncaros.

Bacardi – O quarto dia da 88ª Bacardi Cup de Star (hoje parte da Bacardi Miami Sailing Week) viu mais uma vez o triunfo e brilho das estrelas brasucas. Depois de Jorginho Zarif/Bruno Prada e de Torben Grael/Madá Almeida hoje foi o dia de outra dupla de Pindorama vencer regata na baía de Biscayne.

Lars Grael e Samuca Gonçalves, que defendem o título de 2014 da competição, andaram muito e superaram os outros 55 veleiros da classe Star que aproveitaram, segundo o multicampeão Paul Cayard nos informa, “o vento um pouco mais leve hoje, começando com 11 nós e caindo para 8 mais pro fim. Não houve nenhum grande rondada e o vento oscilou mais ou menos 5 graus em torno de 165 graus”, completa a lenda da vela ianque que ocupa uma modesta (para ele) 6ª posição.

Cayard e seu proa, Brian Terhaar, estão atrás de três brasileiros (Jorge/Bruno em 1º com 6pts; Lars/Samuca em 2º com 7pts e Torben/Madá em 4º com 17pts), dois campeões mundiais (Mark Reynolds/Magnus em 3º com 15pts e Augie Diaz/Arnis em 5º com 18pts) e apenas dois pontos a menos que outros brasucas, Dino Pascolato e Maguila Boening, que chegaram em segundo hoje (quinta-feira) e, com 25 pontos, ocupam a 7ª posição geral e superlideram os exalted gran masters, categoria dos timoneiros com mais de 70 anos. Duca!!

E fora as quatro duplas brasileiras nos top10 ainda temos outras quatro correndo no Star e mais outras que estrearam hoje no J/70. Entre as estrelas, temos a volta do nosso campeão olímpico Marcelo “Playboy” Ferreira fazendo a proa do amigo candango Culé Reis (em 30º com 78pts), nosso rigoroso ministro eleitoral Admar Gonzaga com Xande Freitas (em 27º 66pts); Luis Mosquera e Roberto Freire (45º 166pts) e os paranoínos Fred Viegas e Tinha (53º 149pts).

Na nova coqueluche da vela planetária, com quase 700 barcos vendidos, o J/70, temos uma flotilha de quase 50 barcos em Miami. E a brasucada do Bruschetta (Mauricio Santa Cruz / Sergio Almeida / Maxim Wengert / Daniel Glomb), sob comando de nossa Santa começou bem no primeiro dia com direito até a vitória na 2ª prova das 3 de hoje e ocupa a 4ª colocação com 16pts. O Sudoeste (Jose Vita / Andre Diomelli / Marcello Bellotti / Marcello Sansone) está em 22º e o Cloud Nine (Phil Haegler / Brian Kamilar / Renato Cunha Faria/Pedro Costa) está em 30º. Amanhã tem mais!!

 

S40 – Hoje começaram as regatas da 3ª etapa do SulAm de Soto 40 no Iate Clube Punta del Este. Neste primeiro dia rolaram duas barla-sota de quatro pernas, com o Mitsubishi vencendo ambas.

A ação começou com a primeira prova, às 13:10 horas, com vento sul de 9 nós. O Crioula de Renato Plass saiu na frente, mas o Mitsubishi de Horacio Pavez pulou para a frente e manteve a liderança até o final da regata, seguido de Crioula e Patagonia.

O segundo vencedor do dia também foi o Mitsubishi, que disputou o primeiro lugar com o Pajero de Eduardo Souza Ramos até o último minuto. Em terceiro lugar ficou o Estampa Del Viento.

Sete barcos estão participando da competição:. “Carioca”, “Crioula”, “Estampa Del Viento”, “Itaú”, “Mitsubishi”, “Pajero” e “Patagonia” As regatas vão continuar até domingo e todos as provas são transmitidas ao vivo através dos links que estão disponíveis no site da classe: http://www.soto40.org. O primeiro sinal de alerta para a corrida de amanhã será às 13h. Vale uma espiadinha como diriam no Big Brother (ou big bother na minha humilde opinião)!

 

(\_~~ (\_ Agenda (\_~~ ~ (\_

** A classe 29er, praticada em massa na Europa e Austrália desde 1998 entre os jovens velejadores, procura percorrer o mesmo rumo no Brasil. A flotilha da classe ainda está em formação no País, mas aos poucos vai ganhando força. Neste final de semana (7 e 8/3) o Yacht Club Santo Amaro (YCSA) recebe pelo menos seis embarcações no Campeonato Paulista de 2015. A Classe 29er Brasil e a Federação de Vela do Estado de São Paulo (Fevesp) também organizam a competição.

** O Iate Clube do Rio de Janeiro realiza, no dia 08 de março de 2015, a Regata Aniversário 95 anos do ICRJ para a Classe Oceano (IRC, ORC e BRA RGS).  

Os barcos elegíveis deverão se inscrever na Secretaria do Evento ou através do e-mail: vela@icrj.com.br ou via fax.: 3223-7214 até as 11h do dia 08/03/2015.  Maiores informações acesse o link: http://www.icrj.com.br/vela/eventos/2015/aniversario_oceano.htm .

Simultaneamente à Regata de Aniversário, no próximo Domingo 08/03, haverá uma regata virtual organizada pela ABVO e pela Realsail. Os competidores da internet poderão competir com os barcos presentes na raia em igualdade de condições. Visite o site realsail.net e veja como participar. Convide seus amigos e corra! No real ou virtual!

Fui!!!

Murillo Novaes

 

Não há comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: