Pular para o conteúdo

Resumão, ão, ão de segunda na terça: passamentos, Bacardi, VOR, S40, aniversário, 29er, Abraço, Floripa e mais!

lars_samuca_bacardi2015

Lars Grael e Samuel Gonçalves são bicampeões da Bacardi Cup de Star. Santinha e cia. vencem a Bacardi na J/70. Relatório independente aponta causas do acidente do Vestas na VOR. Patagonia vence 3ª etapa do SulAm de S40 em Punta.

E mais: 95 anos do ICRJ, Coringa campeão brasileiro de Soling em POA, Aranha e Essle campeões paulistas de 29er, Atrevita fita azul no Caribe, Novos tripulantes na 5ª perna da VOR, ISAF visita COI por poluição no Rio, Kahena Kunze ameaça boicote contra lixo na Guanabara, Axel Grael vai ajudar na política de despoluição, Stamm e Le Cam acima do equador na Barcelona Race, Helio convoca Clássicos para Semana de Ilhabela, Regata Centro-Jurerê agita Floripa

Agende-se: SulBra de OP (seletiva pro Mundial), SulAm de Snipe, Circuito Santista de Oceano, Copa Suzuki Jimny, Mundial de S40 e abraço à Guarapiranga

 

Querido amigo e mais que querida amiga, boa tarde. Boa para quem? Poderia perguntar o pessimista com o foco na política, na economia, na educação, saúde, segurança pública ou no meio ambiente. Tá difícil… E, por mais que este animador de auditório literário queira que sua vida seja eivada de prazeres e bons momentos, acredito que tanto para você quanto para mim e para a torcida do Flamengo (do Corinthians, do Cruzeiro, do Inter e até do Barcelona… Nem vamos mencionar o Shaktar Donetski) a coisa está meio estranha neste princípio de século 21 que mais parece o século 12, com tanto fundamentalismo, vil6encia e egoísmo grassando pelos quatro cantos de nossa redonda nave-mãe.

Mas sigamos com o olhar esperançoso no horizonte e a certeza de que as tempestades passam e nos fortalecem para que possamos melhor aproveitar as bonanças que invariavelmente também fazem parte da vida. No entanto, por força das circunstâncias, eu devo começar este redivivo resumão de segunda na terça, com uma notícia triste para nossa vela e especialmente para todos aqueles que conviveram com estas figuras que nos deixaram nestes últimos dias.

Primeiro o botequeiro de boa cepa, amigo dos amigos e sempre animado e apaixonado homem do mar, Luca Bastos. Depois de uma honrosa batalha contra um câncer ele foi navegar no plano mais alto. Paz e bem! Ontem foi Florence Arthaud, a bela francesa que, entre outros feitos, em 1990, no trimarã desenhado pela hoje conhecida dupla VPLP, Groupe Pierre 1er, estarreceu o mundo vélico com sua vitória em solitário na Rota do Rum em um mundo então quase que exclusivamente masculino.

Ela e outras duas lendas do esporte francês (mais 5 conterrâneos e os dois pilotos argentinos) morreram em La Rioja quando dois helicópteros colidiram enquanto faziam parte de um reality show da TV francesa. Dura realidade!

E, para completar nossa tristeza, partiu para os oceanos infinitos da eternidade a lenda de nosso esporte, um dos grandes pioneiros da vela brasuca, o vovô Fernando Pimentel Duarte. Nas palavras de Lars Grael, Comodoro da ABVO:

“Velejador renomado da tradicional família Pimentel Duarte que praticamente criou a ABVO e a Vela de Oceano no Brasil. O lendário veleiro da família Vendaval foi precursor das regatas Santos-Rio e Buenos-Aires Rio.

Fernando desde jovem destacou-se como tripulante e timoneiro do Vendaval. Na classe Star conquistou três barras de prata (proeiro Vice Campeão ou Bronze em Campeonato Continental – Sul Americano).

Como comandante, destacou-se através de várias conquistas com seu veleiro Procelária.

Foi Comodoro da ABVO, Presidente da Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro – FEVERJ e Presidente do Conselho Deliberativo do Iate Clube do Rio de Janeiro.

Conduziu uma das principais publicações do esporte da vela, a revista Yachting Brasileiro que circulou até os anos 60.

Como industrial do segmento náutico, foi proprietário do estaleiro FIBRAMAR que produziu desde Lasers e skiffs a remo até diversos barcos de regata consagrados como Tiki, Longueuil; Zim II dentre outros.

Grande empreendedor do nosso esporte e em especial da Vela Oceânica, fica a homenagem da ABVO e do 7º Distrito da Classe Star em nome de todos seus associados.”

Eu, que cresci ouvindo as histórias de meu avô sobre as velejadas no Vendaval e os Pimentel Duarte e, por motivos óbvios, reconheço na Yachting Brasileiro a melhor e mais importante publicação náutica jamais feita em nosso país, sinto um profundo pesar e, desde já, me solidarizo ao PC e a toda a família neste momento de saudade e dor.

Mas como diria Cazuza, o tempo não para e o que de melhor podemos fazer para honrar a memória dos que se foram e seguir vivendo e buscando aquele momento fugidio e etéreo que se chama felicidade.

E quem nos deu uma imensa alegria foi justamente Lars Grael e a esquadra de estrelas brasileiras que aportou em Mimi para fazer história. Vamos a eles…

 

Bacardi – A 88ª edição da Bacardi Cup de Star, agora parte da Bacardi Miami Sailing Week, viu pela segunda vez consecutiva nosso lindo pendão da esperança e símbolo augusto da paz flamulando no mais alto. Em uma virada sobre os patrícios Jorginho Zarif e Bruno Prada, que vinham liderando tudo desde o primeiro dia (amém, Guga!! O manzinha tá demais!!) a dupla incansável Lars Grael e Samuca Gonçalves foi novamente campeã da copa.

Lars e o recém-casado mais feliz das Américas reeditaram o feito de 2014 e impressionaram a todos com direito até a citação do mestre dos magos Paul Cayard, o cara que é ídolo dos ídolos na parte norte de nosso continente. Disse ele: “Lars Grael ganhou a regata final e sua segunda Copa Bacardi em sequência. O sucesso de Lars é ainda mais notável já que ele é um amputado, tendo perdido a perna direita. Ele é um modelo de resiliência [para todos nós]”. Falou e disse, Mr.Paul!!

Entretanto, não foram só Lars e Samuca e o finnista Zarifinho e o olímpico Brunão que se destacaram nas águas de Biscayne, uma verdadeira “Brazilian Storm” se abateu na Flórida e tivemos ainda, no Star, em 4º lugar (e supercampeão na sua categoria) o exaltado grão mestre Dino Pascolato e seu fiel escudeiro Maguila Boening, mostrando que idade não é problema para quem tem as manhas e sabe das coisas, e em 6º ninguém menos que Turbina Grael e o Dr. Madalena Almeida.

Ainda entre as estrelas do drinque caribenho, vimos em um mais que honroso 20º lugar o nosso ministro das boas práticas eleitorais Admar Gonzaga e Xande Freitas representando a Flotilha Paranoá em grande estilo, seguidos, em 29º, da dupla candango-niteroiense Culé Reis e Playboy Ferreira (Marcelo retornando às raias de Star depois de um afortunado afastamento dedicado aos tijolos, cavalos e vinhos de boa safra). Em 45º e 46º, respectivamente, ficaram Luis Mosquera/Roberto Freire e Fred Viegas/Tinha Moura. Ufa!!

Mas não pense que é só isso… Porque você ainda ganha uma santa de presente no J/70! Bruschetta neles!

A classe J/70, o maior sucesso do one-design mundial dos últimos tempos, reuniu uma flotilha considerável em Miami também. E dentre os 45 barcos, após 8 regatas na baía de Biscayne, quem venceu? Ele mesmo! Santinha!! Junto com Sergio Almeida, Maxim Wengert e o ruivo Daniel Glomb, nosso multicampeão Maurício Santa Cruz trouxe mais um lindo troféu para enfeitar a casa de seus pais em Cabo Frio. Parabéns!! Arrebentaram!!

Ainda entre os J/70, tivemos o Sudoeste com os alegres (em inglês) Jose Vita, Andre Diomelli, Marcello Bellotti e Marcello Sansone segurando a posição número 24 (foi por causa do Bellotti, ok…) e em 29º ficou o Cloud Nine (seria cloud twenty nine?) com Phil Haegler, Brian Kamilar, Renato “Massara” Cunha Faria e Pedro Costa. Esse J/70 é o bicho! Eu recomeiiiindo!!

Na tela do Expedition (com as cartas C-Map) o que o navegador e o comandante do Vestas viram foi isso... Seu grande erro foi acreditar na imagem e não checar outras fontes.

Na tela do Expedition (com as cartas C-Map) o que o navegador e o comandante do Vestas viram foi isso… Seu grande erro foi acreditar na imagem e não checar outras fontes.

VOR – Saiu o relatório final da comissão independente que apurou o acidente com o Vestas Wind na segunda perna da Volvo Ocean Race. A iniciativa de Knut Frostad, CEO da regata, é louvável e o texto, altamente esclarecedor, de Chris Oxenbould, Stan Honey e Chuck Hawley é leitura obrigatória para todos os navegadores que utilizam cartas eletrônicas (ou seja, todos nós!).

O documento, de 81 páginas, esmiúça de forma realmente independente e altamente técnica os fatos ocorridos naquela fatídica noite de 29 de novembro. Para quem quiser ler a íntegra basta clicar no link http://bit.ly/VOR_rel

Em suma, fora a soma de fatores que realmente redundam em qualquer acidente, já que raramente um motivo isolado é o responsável (como eu bem sei!), o grande problema foi que a leitura em níveis de zoom muito pequenos das cartas eletrônicas disponíveis à bordo mostravam os baixios de Cargados Carajos (nunca vou me acostumar com este nome! Ô ironia…) como se tivessem uma profundidade mínima de 40 metros. E tanto Vouter Werbraak, o navegador, quanto o comandante, Chris Nicholson, que já haviam velejado algumas vezes juntos no Rambler e se davam muito bem, achavam que esta era a informação correta.

No barco havia as cartas em papel, que jamais foram consultadas e, mesmo quando o arquipélago passou a fazer parte da rota, o que ocorreu devido a uma mudança na zona de exclusão do Índico (devido ao perigo dos piratas do chifre da África) na noite anterior à largada, e o navegador estudou no seu computador pessoal as novas possibilidades, ele jamais obteve a informação de que ali havia profundidade menor que 40m (na verdade, recifes e ilhas!). E por que isso?

Porque, por uma questão técnica das cartas C-Map, da Jeppesen Marine, e do software Expedition, somadas ao fato de que no barco apenas um computador tinha as licenças completas (economia infeliz) para “ver” todos os níveis de escala, e este não foi o usado, induziram ao erro. Apesar de toda a redundância, que permitiria que uma simples consulta ao software Adrena (eles também possuíam o Deckman), também disponível a bordo, ou mesmo ao chartplotter da B&G com sua carta genérica (mas que marcava o perigo), que mostrava a informação correta, isto, óbvio, não aconteceu.

Claro que a falta de planejamento prévio ajudou, que o fato de, coincidentemente, o navegador estar descansando e não na mesa de navegação, de as cartas de papel não terem sido tocadas, de o navegador não ter ativado o recurso de “chart boundaries” presente no Expedition, ou os diversos alarmes do Adrena, o principal é a questão da escala (zoom) nas pequenas telas dos computadores de bordo (uma carta de papel tem 1 metro quadrado contra algumas polegadas dos displays) e do coincidente erro técnico, na área específica, do C-Map + Expedition que, mesmo com o zoom alto, só mostrava parte dos baixios com as informações completas.

O relatório não visa apontar culpados e com o auxílio técnico de Stan Honey, o cara que, além de excelente navegador, campeão da própria VOR em 2006, “inventou” os modernos recursos visuais virtuais das transmissões esportivas da TV Americana e mundial (NFL, NASCAR, America’s Cup, etc.) e ganhou três Emmy Awards por isso, faz uma série de recomendações de melhorias nos sistemas de navegação.

Com quase 30 entrevistas, uma excelente clarificação dos fatos e a coragem de realmente trazer tudo à tona, o relatório é de suma importância para a navegação esportiva e geral e deixa o alerta: cheque e recheque tudo sempre, use a redundância (se houver) a seu favor, não confie integralmente nas cartas eletrônicas (como, aliás, sempre está escrito nas próprias) e, mesmo que você confie que está tudo certo, não relaxe na aproximação de baixios e/ou montanhas marinhas cartografadas, mesmo que aparentemente com profundidade suficiente para seu calado. Fica a dica!

 

Mestre Capizzano capturou toda a beleza do S40 Patagonia em águas uruguais neste finde. Campeões!

Mestre Capizzano capturou toda a beleza do S40 Patagonia em águas uruguais neste finde. Campeões!

S40 – Depois de quatro dias de velejo e nove regatas disputadas, o Patagonia de Norberto Alvarez Vitale se sagrou campeão da 3ª etapa do SulAm de Soto40 em Punta del Este.

O dia começou sem o pódio definido, o Patagonia estava em primeiro lugar com 23 pontos, seguido pelo Estampa DelViento com a mesma pontuação e o Mitsubishi com 25.

Depois de mais de duas horas de atraso devido à falta de vento, foi iniciada a última prova do campeonato com 14 nós, de sueste e o Patagonia começou à frente, chegando primeiro na marca de barlavento na primeira e na terceira pernas ( e na de sotavento entre as duas, claro). Na última perna, porém, o “nosso” Carioca conseguiu ultrapassar e venceu, seguido por Patagonia e Itaú.

O que definiu o resultado geral da coisa toda com o argentino Patagonia campeão, o Mitsubishi chileno como vice e o Estampa DelViento, também chileno, no terceiro degrau do pódio.

Entre os brasucas, o Pajero, de Eduardo Souza Ramos, ficou em 4º e venceu na categoria owner/driver, o Crioula II, de Renato Plass, foi 5º e o supracitado Carioca de Roberto Martins foi o 7º. O proeiro do campeão e coleguinha das letrinhas vélicas Juanpa Cadario declarou: “fico feliz em voltar depois de um ano e ganhar. A ideia era nos preparar para a Copa do Mundo, mas é muito bom chegar e ganhar um campeonato tão feliz”. Parabéns aos hermanos!! A próxima é o mundial em Floripa. Veja na agenda!

 

No final de semana retrasado, Fred "sempre ele" Hoffmann registrou toda a beleza dos 95 anos do ICRJ na forma de Zing3. Fita sempre azul!

No final de semana retrasado, Fred “sempre ele” Hoffmann registrou toda a beleza dos 95 anos do ICRJ na forma de Zing3. Fita sempre azul!

(\_~~ (\_ Rajadinhas (\_~~ ~ (\_

** Esta faltou… No final de semana dos dias 7 e 8 de março rolaram as regatas de 95 anos do Iate Clube do Rio de Janeiro. Entre os monotipos, presença de Robert Scheidt, Bruno Fontes e outras feras internacionais no Laser. Entre os oceanos, o destaque foi mais uma fita azul pro belo Zing3. Resultados completos no site do clube. Oceano: http://bit.ly/ICRJ_95OC e monotipos: http://bit.ly/ICRJ_95MO Parabéns iate!!

** Já neste final de semana rolou, no Veleiros do Sul, em Porto Alegre, o campeonato Brasileiro de Soling. Com uma boa média o Coringa tripulado por Lucas Ostergren, Carlos Alberto Trein e Roger Lamb venceu o 45º Campeonato Brasileiro da classe. Em 2º lugar ficou o Don’t Let Me Down, com Cícero Hartmann, Flávio Quevedo e André Renard. E em terceiro ficou o Bossa Nova/Água de Arcanjo, com Marcos Pinto Ribeiro, Frederico Sidou e Lúcio Pinto Ribeiro. Este foi o primeiro título brasileiro da equipe que compete há 14 anos na classe Soling. E foi o segundo para Lucas Ostergren, que ganhou pela primeira vez em 2004. Desde então, Lucas velejava mais de Laser e assumiu o posto de timoneiro no Coringa na véspera do campeonato iniciar. Também, com esse sobrenome… Fica fácil! E cuidado com o Batman, galera!!

** Antonio Aranha e Alexander Essle conquistaram o título do 1º Campeonato Paulista da classe 29er encerrado neste domingo (8) na Represa Guarapiranga, com sede no Yacht Club Santo Amaro (YCSA). A dupla do Audi YCSA Sailing Team obteve dois primeiros e dois segundos lugares, nas regatas disputadas sábado e domingo com chuva forte e vento fraco. Gustavo Abdulklech e Richard Hilbert, do ICRJ ficaram na segunda colocação, seguidos por Renê Hormazabal e Fábio Melcher, de Ilhabela e São Sebastião, respectivamente. Ambas as duplas venceram uma regata. Parabéns aos jovens esquifeiros brasileiros! Têm futuro!!

** A escuna pátria Atrevida foi mais uma vez fita azul da St. Maarten Heineken Regatta. Formada em parte por associados do Veleiros do Sul (que tocou a corneta para nós) como o comandante Átila Bohm, Miguel Virgílio Petikovicz e André Gick, a tripulação do clássico de 95 pés teve mais uma grande performance em águas caribenhas. Atrevidos!!

** Novas caras aparecerão nas tripulações dos barcos da VOR em Itajaí. No Dongfeng o reforço para a perna de quase 6.800 milhas é Damian Foxall, o irlandês gente boa que quase velejou o Brasil 1 em 2005. Já no Alvimedica a novidade é o superexperiente neozelandês e nada gente boa Stu Bannatyne que foi campeão com Torben, Horácio e Joca no Ericsson em 2009. Se juntar os dois, na média dá um…

** O presidente Carlo Croce e o vice-presidente Scott Perry, da ISAF, visitaram o Comitê Olímpico Internacional (COI), onde se reuniram com o presidente Thomas Bach e membros da equipe do COI para discutir a preocupação comum de todos sobre a poluição na baía de Guanabara. A apreensão, tanto do COI quanto da ISAF, centra-se principalmente nos objetos físicos na água, que podem afetar o resultado da competição, e na contaminação da água que pode afetar a saúde dos atletas. Enquanto isso, na sala de justiça…

** Por falar em poluição e Guanabara, mais uma vez nossas gatas, competentes, campeãs e guerreiras ambientais, Martine Grael e Kahena Kunze falaram duro sobre a raia olímpica. Kahena chegou a ameaçar fazer um boicote e abrir mão de competir no Rio. Apoiadas!! Veja a matéria do globoesporte.com em: http://glo.bo/1wWy83O

** E outro Grael está na parada da poluta Guanabara. Axel Grael, tio de Martine, nosso querido vice-prefeito de Niterói, remanescente do nosso outrora querido Partido Verde do RJ, está na roubada… Ele aceitou ser um dos responsáveis pela tentativa de limpeza da baía para o Rio 2016. Homem de coragem!! Só podemos desejar sucesso e boa sorte!

** A Barcelona World Race continua a todo vapor. Enquanto os líderes Stamm e Le Cam no Cheminées Poujoulat cruzaram o equador, boa parte da galera ainda montava o Horn. A competição em duplas, sem paradas e sem assistência é tipo uma Vendee para dois e reúne os sempre belos e velozes IMOCA 60. Confira o vídeo: http://bit.ly/1wWxSSi

** Helioca manda avisar de bordo do MaraCatu: “Aqui Hélio, tripulante do veleiro Aventura. Meu comandante José Guilherme, mais conhecido no meio náutico como Chicão, entrou em contato com Cuca Sodré, que se mostrou propenso a abrir um espaço especial para a participação de veleiros clássicos na da 42ª Ilhabela Sailing Week, que acontecerá entre 4 e 11 de julho de 2015. Note que para o dimensionamento da quantidade de grupos e premiação é necessário saber o número de barcos participantes. Portanto solicito aos comandantes que demonstrem seu interesse, deem sua opinião e divulguem para outros possíveis interessados”. Tô fazendo minha parte!!

** Neste sábado teve início a Copa Veleiros de Oceano, organizada pelo Iate Clube de Santa Catarina. A Regata Centro-Jurerê abriu o calendário, que conta com dez eventos, em um belo dia de sol e bons ventos. As vinte embarcações que participaram desta primeira etapa proporcionaram um lindo espetáculo ao público que pôde acompanhar de perto a largada, em frente ao Trapiche da Av. Beira-Mar Norte, com os balões colorindo as águas do centro da cidade. Largaram as classes ORC, RGS-A, RGS-B, RGS-C, RGS-Cruzeiro, C30 e HPE25.

** Ainda na santa e bela… O campeão do Circuito Oceânico 2015, o Zeus, do comandante Inácio Vandressem, foi, mais uma vez, o mais rápido na C30, vencendo a regata. Em segundo ficou o Corta Vento. Na Classe ORC, o Itajaí Sailing Team, que há alguns dias venceu a Regata Ilha de Caras, foi o mais veloz, vencendo o Catuana Kin, (2º) e Ataw (3º). A classe RGS-A teve como grande vencedor o veleiro Argonauta, seguido pelo Bruxo e Açores III. Já na RGS-B o Zephyrus foi o mais eficiente, com Bom Abrigo (2º) e Mãe D´água (3º). Na RGS-C vitória para o Tintiun. o Cecris V foi o 2º, enquanto o Vento Solar completou o pódio.

** Seguindo… Na RGS-Cruzeiro, classe com o maior número de veleiros, o Y-Jurerê-Mirim foi o vencedor da regata. Volupia (2º), Terral (3º), Açores II (4º), Quival (5º) e Xamego (6º) vieram na sequencia. Completando a prova, o Força 12 foi o vencedor na HPE25. A premiação da regata acontece no dia 17 de março, durante a reunião dos comandantes para a próxima prova da Copa Veleiros de Oceano: a Regata Cidade de Florianópolis, que acontece no dia 21 de março. Animados os manezinhos!!

 

(\_~~ (\_ Agenda (\_~~ ~ (\_

**  A partir dessa quarta-feira, 11, até o próximo sábado, 14, mais de cem velejadores de todo Brasil disputam o Campeonato Sul-Brasileiro, que será a Seletiva Nacional de Vela para o Mundial de Optimist. Devido à importância da competição, os principais competidores da classe estarão em Florianópolis. A seletiva nacional apontará os cinco classificados para o mundial de OP, que acontece em Kamien Pormorski, na Polônia, entre os dias 25 de agosto e 05 de setembro.

** De 27 de março a 5 de abril o Club Nautico Mar del Plata, na costa argentina, recebe o SulAm de Snipe. A turma da narceja vai se divertir no swell, por vezes, gigantesco do mar do prata. Bons ventos e bom surfe!

** A 2ª Etapa Circuito Santista de Vela Oceânica rola no dia 14/03 com a Regata de Volta da Ilha das Cabras. As classes IRC, RGS, RGS CRUISER com certificado de medição válido para 2015 e Veleiros de Oceano e Clássicos, sem medição, estão convidados. Compareça!!

** A Copa Suzuki Jimny 2015 será aberta no fim deste mês. Nos finais de semana de 21 e 22 e 28 e 29 de março Ilhabela recebe um dos mais importantes circuitos da vela oceânica do país. Alô paulistada!! Em guarda!

** Mundial de Soto 40 em Floripa é tudo de bom! Os mais modernos barcos one design da vela oceânica chegam à Praia de Jurerê, em Florianópolis para o Mitsubishi Motors Soto 40 World Championship, a principal competição da classe. Com 10 regatas previstas, o evento será realizado entre os dias 7 e 16 de abril. Imperdível!

** Por fim uma ambiental. No dia 23.02.15, rolou a primeira reunião de organização do Abraço à Guarapiranga 2015. O Abraço foi marcado para 31/05/15 – último domingo de maio – no início da semana do meio ambiente. A próxima reunião será dia 16/03 – segunda-feira às 19.00 horas, na sede do Grupo Escoteiros Almirante Tamandaré, Av João Martins Erédia, 205 – Veleiros. E no dia 20/03 haverá o Ato de Luta pela Água – com concentração a partir das 14 no Masp, na Av. Paulista. Participe!!

 

(\_~~ (\_ Entre Aspas (\_~~ ~ (\_

“A única coisa tão inevitável quanto a morte é a vida”. Do sempre genial Charles Chaplin refletindo sobre a inexorabilidade da (in)existência.

Fui!!! Vivendo…

Murillo Novaes

 

Não há comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: