Pular para o conteúdo

Resumão: VOR larga finalmente, eXtreme em Omã, Bruschetta, HC16 e Pan. Op, Star, Safran e superiates. E mais…

A VOR entrou em sexta marcha no Pacífico Sul. No fechamento desta missiva o Abu Dhabi passou todo mundo e lidera bonito, muito bonito.

A VOR entrou em sexta marcha no Pacífico Sul. No fechamento desta missiva o Abu Dhabi passou todo mundo e lidera bonito, muito bonito.

Pam adia, mas VOR larga rumo ao Horn e a Itajaí. Wave Muscat vence 2º ato da eXtreme Sailing Series em casa, em Omã.

E mais: Bruschetta vence e vai ao Pan 2015 no J/24. Cláudio Teixeira e Bruno Oliveira vencem e vão ao Pan de HC16. Equipe para Toronto 2015 está quase fechada. Thiago Quevedo vence SulBra de OP e vai ao mundial. Clipper Race é sucesso em feira de negócios esportivos na Inglaterra. Novo TP52 Azzurra toca a água em Valência. P2 e Marie vencem a Loro Piana Superyacht Regatta em Virgin Gorda.

Agende-se: Copa Swift Sport/Circuito Ilhabela; Circuito Guarapiranga; Passeata Náutica no dia da água; Copa Cidade de POA no Janga; 95 anos de ICRJ de OP; Brasileiro e Darke de Mattos de Star.

Vídeos: RORC600 e o novo IMOCA60 (com fólios) Safran.
Boa noite querido amigo e queridíssima amiga, neste Brasil varonil do céu de anil e dos políticos que devíamos mandar para a fruta que os pariu, a semana que passou foi agitada. Mas, na minha humilde opinião, o foi no melhor dos sentidos, o sentido nobre e sempre desejável da democracia e do confronto de opiniões e ideias com civilidade e respeito.

Fora, claro, pela inovação histórica que só é possível mesmo aqui em Pindorama ou, como diria o Zé Simão, o Brasil é mesmo o país da piada pronta. Nas demonstrações de domingo, talvez pela primeira vez na história da humanidade, se viu um grupo (pequeno, amém!) que se manifestava com entusiasmo justamente pelo direito de… Não se manifestar! Ou alguém acha que em qualquer regime militar, no passado, presente ou futuro, de qualquer espectro ideológico, rola de sair com cartazinho na mão gritando contra o governo ou qualquer outra coisa? Sinceramente… Vamos rir que é melhor! E, democraticamente, respeitar as opiniões mais diversas.

Mas sigamos a procissão marítima porque é nas águas sempre generosas do planetinha chamado Terra que as melhores coisas acontecem. E agora, enquanto lês estas mal traçadas, elas acontecem justamente em direção ao nosso litoral. Com um Horn no meio, é claro! E um brasileiro na parada!

VOR – Partiu!! Depois de 67 horas de adiamento por conta de Pam, o ciclone, eis que finalmente as defensas foram suspensas e os cabos de atracação recolhidos nos seis VO65 que deixaram, Auckland, a autodenominada cidade das velas, rumo a Itajaí na nossa Santa e bela Catarina.

A perna, de aproximadamente 6.800 milhas, é a maior desta edição da Volvo Ocean Race e aquela que, finalmente, toca o lugar mítico da vela de altura mundial, o oceano Austral, a porção de água mais perigosa do planeta e o lugar onde se fez a história dos grandes navegadores de todos os tempos.

O sul dos oceanos Pacífico, Índico e Atlântico, desprovido de massas continentais para barrar o vento e as ondas que circundam o globo de oeste para leste, com intensidade e velocidade, permite que ali se forme o pior de todos os mares da Terra. E para adicionar mais pimenta na salada salgada de nossos amigos, o funil que a península antártica e a ponta da América do Sul forma, com o cabo Horn na extremidade é verdadeiramente o “Everest dos mares”. Dureza!!

E no boletim de hoje de manhã o cérebro eletrônico da organização apontava justamente o único barco a levar um coração verde e amarelo, o espanhol Mapfre, como o líder. Bochecha e sua galera, já com o comandante Iker Martinez à bordo, saiu queimando pneu da Nova Zelândia e, a apenas 6.380 milhas de casa, liderava a flotilha com 1,3 milha sobre o Alvimedica em 2º; 1,5 milha sobre o Brunel em 3º; 1,9 sobre o Dongfeng em 4º; 2 milhas sobre o Abu Dhabi em 5º e 4,4 milhas sobre as meninas do SCA em sexto.

E por falar nelas… Advinha quem venceu de novo a regata de porto? Isso mesmo! Pela segunda vez consecutiva a única tripula feminina colocou os barbados na esteira e ganhou uma in-port com autoridade e categoria. Agora as meninas estão em terceiro na série de regatas costeiras (que é um torneio à parte e só vale como desempate da série principal) com 16 pontos. Na liderança das in-port está o Abu Dhabi com 14pts e em segundo, também com 14pts, mas sem vitórias até agora, vem o Brunel.

E a súmula da regata, após 4 pernas, mostra o Abu Dhabi, de Ian Walker, e o Dongfeng, de Charles Caudrelier, rigorosamente empatados com 8 pontos. Ambos têm uma vitória, dois segundos e um terceiro lugar, sendo que os árabes lideram porque na última perna chegaram na frente dos chineses. Em terceiro está o Brunel , de Bouwe Bekking, com 14pts e em 4º e 5º, respectivamente, empatados com 16pts estão Alvimedica (Charles Enright) e Mapfre (Iker Martinez). Em sexto está o SCA (Sam Davies) com 24pts e em 7º o Vestas (Chris Nicholson) que, óbvio, não está velejando.

E por falar neles… O milagre da reconstrução já está sendo feito em solo quase papal. Em Bergamo, no norte da Itália, o estaleiro Persico (responsável pela fabricação dos VO65 junto ao francês Multiplast, ao suíço Dècision e ao britânico Green Marine) já recebeu os restos mortais da nave abatida em Cargados Carajos (eu adoro este nome!) e já pôs mãos à obra com vistas a entregar o ressuscitado veleiro em Lisboa, em junho, para as duas últimas pernas da regata. Oxalá!

Clique aqui para ver tudo da regata: http://bit.ly/VOR_14-15

 

Extreme – A eXtreme Sailing Series, a série de regatas nos super catamarãs de 40 pés que prenunciaram até mesmo o que hoje é a Copa América, chegou ao seu segundo ato de 2015. Nas águas de Mascate, capital do sultanato de Omã, terra de Simbad, o marujo, o time local venceu pelo terceiro ano consecutivo.

A tripula comandada pelo inglês Leigh McMillan, bicampeão do torneio, não deu mole para os dinamarqueses do SAP e arrancou a vitória nas últimas regatas do último dia, impedindo Jes Gram-Hansen e companhia de vencer seu primeiro ato (etapa) em anos de circuito. De virada é melhor, você sabe…

Já o Red Bull, que chegou em terceiro em águas árabes, lidera a coisa toda depois de dois atos (Cingapura e Mascate). Curiosamente o The Wave, Muscat e o SAP tem os mesmos 18pts e a galera já se prepara para a próxima etapa em Qingdao, na China, no final de abril, para ver quem vai liderar com mais folga a súmula extrema. Veremos!!

Vovó já dizia: uma santa e uma bruschetta fazem milagres. E nosso vencedor J/24 vai para seu quarto Pan seguido e quem sabe para o a quarta medalha e o terceiro ouro.

Vovó já dizia: uma santa e uma bruschetta fazem milagres. E nosso vencedor J/24 vai para seu quarto Pan seguido e quem sabe para o a quarta medalha e o terceiro ouro.

(\_~~ (\_ Rajadinhas (\_~~ ~ (\_

** A seletiva nacional da Classe J/24 para os Jogos Pan Americanos de Toronto terminou como todas a outras dos últimos anos: com uma bruschetta servida pela santa. O Bruschetta, 4 vezes campeão mundial e 3 vezes medalhista no Pan, venceu novamente. Além do referido Maurício Santa Cruz, no timão, os também multicampeões Daniel Santiago e Alexandre Saldanha se juntaram ao não menos notável Guilherme Hamelmann na tripula. Em vice, engrandecendo a conquista, veio o Malabar com John King, Fernando Gioia, Robert Swan e Fernando Ilha. E em terceiro a tripula mista do Eurus com Juju Senfft, Carlos Eduardo Brandão, Luciana Kopschitz e Douglas Gomm.

** E por falar em Pan, no Hobie Cat 16 também teve disputa pela vaga canadense e os paulistas Cláudio Teixeira e Bruno Oliveira conquistaram a vaga no último domingo. A dupla venceu o Campeonato Sul-Brasileiro da classe Hobie Cat 16, válida como seletiva nacional, no Veleiros do Sul, em Porto Alegre. Em segundo lugar ficaram José Roberto de Jesus e Otávio Cardoso (SP) e em terceiro Bernardo Arndt e Adriana Overgoor (SP). E foi uma final dramática entre as tripulações de Ilhabela porque elas terminaram empatadas em 16 pontos cada uma, sendo tudo definido pelo critério de desempate. Emoção máxima!

** Ainda no SulCat… No Sul-brasileiro de Hobie Cat 14 o vencedor foi o catarinense Adam Max Mayerle, que ganhou o título por antecipação no sábado. Em segundo lugar ficou o gaúcho Márcio Tozzi, do Veleiros do Sul. Em terceiro veio o também gaúcho João Carlos Lindau. Show!

** Pan, pan, pan… Além do J/24 e do HC16 outras vagas para o Pan 2015 em Toronto estão definidas. Confira! Classe Snipe: Alexandre Paradeda, que já tem duas medalhas pan-americanas no currículo, terá como companheiro Lucas Aydos; Classe Sunfish: João Hackerott; Classe Lightning: o veterano Claudio Biekarck, ex-técnico do supercampeão Robert Scheidt, estará ao lado de Gunnar Ficker e de Maria Hackerott. As classes pan-americanas que também pertencem ao programa dos Jogos Olímpicos terão seus atletas convocados após a etapa francesa da Copa do Mundo de Vela 2015, a ser realizada de 20 a 26 de abril na cidade de Hyères. São elas: RS:X Masculina, RS:X Feminina, Laser Standard, Laser Radial e 49er FX. Vamos esperar!! Pra frente Brasil!!

** Após três dias de regatas, o Campeonato Sul-Brasileiro de Optimist, válido como Seletiva para o Mundial, não poderia acabar de melhor maneira. A raia de Jurerê proporcionou ótimas velejadas com ventos de nordeste, de 10 a 14 nós. E quem melhor soube aproveitá-los foram os gaúchos Tiago Quevedo e Lucas Stolf, ambos do Veleiros do Sul. Tiago confirmou o bicampeonato da competição na categoria Veterano, coroando um ano perfeito que começou com o título brasileiro no RJ, enquanto Lucas foi o mais consistente entre os Estreantes. Parabéns à dupla gaudéria, ao VDS e a toda esta molecada fera que vai garantir o futuro de nossa vela!! Estou optimista!

** O Cheminées Poujoulat, líder da Barcelona World Race, a volta ao mundo em duplas sem paradas, de IMOCA60, deve cambar em direção ao Mediterrâneo esta noite, embora ainda com cerca de 1100 milhas a velejar até Gibraltar. A previsão é que Bernard Stamm e Jean Le Cam estejam em águas mediterrâneas neste domingo. A fase final até Barcelona deve demorar cerca de dois a três dias, o que dará a vitória ao duo franco-suíço por volta do dia 25 de março. Com o abandono do sempre meio pé-frio Hugo Boss, a concorrência não foi assim tão forte, mas, de todo modo, eles velejaram muito!! A força da chaminé!

** JabaGoff1… O CEO da Clipper Race, William Ward e sua equipe estiveram no SportsPro LIVE Show de Londres, o encontro anual do esporte, no Estádio do Arsenal, o Emirates Stadium. A Clipper Race foi uma das maiores patrocinadoras do evento e se uniu a outros players globais para apresentar suas oportunidades exclusivas de promoção internacional e desenvolvimento de negócios, compartilhando ideias e melhores práticas sobre como organizar e sediar um evento deste porte. “Como a Clipper Race está em sua décima edição, as oportunidades são maiores do que nunca”, disse o CEO da Clipper Ventures.

** JabaGoff2… Entre as campanhas de sucesso desenvolvidas em parceria com a Clipper estão a da Grã-Bretanha, que contou com um barco na competição para desenvolver mercados ao longo da rota, gerando dezenas de milhões de euros em novos negócios e a da cidade chinesa de Qingdao, sede das competições de vela em Pequim 2008 e que está em sua sexta edição da regata. A Clipper Race 15-16 terá início em 30 de agosto deste ano, no Reino Unido. Mais de 600 tripulantes estarão à bordo da frota formada por doze barcos One-Design de 70 pés, projetados especialmente para o desafio. Os patrocinadores utilizam os eventos de vela, os fóruns em terra, a rede de contatos e as oportunidades de ativação geradas pela Clipper Race para aprofundar as relações empresariais e governamentais, inspirar o público interno, desenvolver novos negócios e mercados, além de ações sociais e ambientais globais. Eu sou testemunha!!

** Em preparação para a 52 Super Series de 2015, o novo Azzurra deu sua primeira velejada nas águas ao largo de Valência(ESP) esta semana. A primeira impressão sobre o barco do Yacht Club Costa Smeralda, na Sardenha, foi excelente. A água salgada tocou pela primeira vez o casco do novo Azzurra logo após seu lançamento no sábado. E na segunda, a equipe do comandante Guille Parada e do tático Vasco Vascotto embarcou no novo TP52, projetado por Marcelino Botin. “Para um marinheiro italiano”, disse o tático Vascotto, “ter o privilégio de navegar a bordo de um barco chamado Azzurra tem um valor único. Isso nos dá a chance de continuar uma tradição de sucesso que começou há mais de 30 anos. É uma grande honra e uma enorme responsabilidade que eu compartilho com uma equipe forte e unida”. Terá a concorrência do Phoenix, do Eduardo Souza Ramos! Vai ser bunituu!!

** E ainda no YCCS… Depois de dois dias de intensa competição, o último dia de regatas da Loro Piana Superyacht Regatta neste domingo – dia da regata Embraer, um dos patrocinadores principais da brincadeira – foi um clássico em Virgin Gorda, na sede caribenho do Yacht Club Costa Smeralda. Reunindo pequenos veleiros de 80 a 190 pés, o rendez-vous nas caraíbas teve tudo que o milanês Pigi Loro Piana sempre proporciona aos seus convidados: regatas espetaculares, barcos de sonho, festas inesquecíveis e cenários de tirar o fôlego. No fim, o Perini Navi de 125 pés, P2 foi o grande vencedor na classe A e o Vitters de 180 pés Marie na classe B. Mas no fundo, no fundo, todos são ganhadores… Dolce vita!!

 

(\_~~ (\_ Agenda (\_~~ ~ (\_

**  O Circuito Ilhabela, uma das principais e mais técnicas disputas da vela oceânica nacional, chega à 15ª edição com uma novidade. A tradicional competição passa a se chamar Copa Swift Sport, modelo esportivo lançado pela Suzuki no final de 2014. O formato e o regulamento das temporadas anteriores serão mantidos. Nada se altera em relação à Copa Suzuki Jimny, além do nome. A primeira das quatro etapas de 2015 será aberta neste final de semana (21 e 22/3), com sede no Yacht Club de Ilhabela (YCI) e segue em 28 e 29 de março.

** Vai começar no próximo sábado (21/3) o Circuito Guarapiranga que segundo os organizadores, “é uma competição de barcos à vela, realizada pelos clubes ASBAC; YCI; CCC; CCSP e YCP cujo objetivo principal é a diversão e confraternização entre velejadores, promovida entre os meses de março a dezembro, com oito etapas”. A competição tem o apoio da FEVESP e reúnde de monotipos aos oceanos que navegam na represa. Divertido e imperdível para os paulistas!

** No dia Mundial da água, 22 de março, os velejadores do interior de São Paulo propõem uma passeata náutica. Visando a necessidade urgente de conscientização da água como um recurso natural finito, o São Francisco Sailing Club está preparando sua 1ª Passeata Náutica em prol da Represa de Itupararanga (que abastece Sorocaba, Ibiúna, Votorantim, São Roque e cidades vizinhas), que acontecerá exatamente no dia mundial da água. “Estamos organizando esta passeata para reforçar o alerta para a importância da conscientização e mostrar a situação atual da represa que, apesar das chuvas dos últimos dias, continua com nível baixo, alcançando quase 30% de volume”, explica José Franco Moraes Neto, diretor do clube. Grande ideia!! E deveria se estender a todo o Brasil!! Todos n’água no dia 22 de março!!

** Neste próximo finde rola a 21º edição da Copa Cidade de Porto Alegre, no Jangadeiros. Iniciada em 1995, a competição teve o Tatina, do Comandante Augusto Streppel como vencedor da primeira edição. O atual campeão da Copa Cidade é o Abaquar, do comandante Caco Moré. O comandante com mais títulos da Copa Cidade é Airton Schneider, que foi campeão em quatro oportunidades, sendo três conquistas com o barco Taz, o que o faz o único tricampeão seguido, e uma com o Hobart em 2013. Bicampeão em 2011/2012, o comandante Hilton Piccolo aparece em segundo, com três campeonatos. Alô gauchada!!

** A Coordenadoria da Classe Star de São Paulo e o 7º distrito da classe Star, convidam os velejadores da classe para participar do Campeonato Brasileiro da Classe Star 2015, com organização e realização do Yacht Club Paulista, Confederação Brasileira de Vela, 7º distrito da classe Star e Arnova Design Thinkers com o apoio da WINE.COM.BR, AGUA MINERAL FRESCCA, SANTA CONSTANCIA E HONEY STINGER nos dias 3, 4 e 5 de Abril, com largada da 1ª regata no dia 3 de Abril às 14h. Tutu Lopes, um dos pais da ideia, disse que vai ser do extremo baralho. Eu acredito!!

** Por falar nas estrelas… Neste sábado rola, no ICRJ, a regata mais antiga do calendário nacional de vela, a 71ª Darke de Mattos de Star. Com presença garantida da nata do mais técnico e prestigiado dos monotipos. A prova de percurso, até o Posto 6, em Copacabana, com uma boia em frente ao Copacabana Palace e chegada na piscina do ICRJ é sempre uma delícia. Eu vou!!

** Mais uma no ICRJ… O Iate Clube do Rio de Janeiro estará realizando, nos dias 21 e 22 de março/2015, a Copa Aniversário 95 anos do ICRJ para a Classes Optimist, regata comemorativa de aniversário do Clube e convida os velejadores, da classe, a participar deste tradicional evento, que será válido para a Copa Interclubes e Ranking Estadual. As inscrições estão aberta até as 12:00h do dia 21 de março/2015 na secretaria do evento, ou no formulário eletrônico no site do ICRJ (http://bit.ly/ICRJ_OP95) , ou por e-mail: vela@icrj.com.br. Prepare seu barco e participe!!

 

(\_~~ (\_ Vídeos (\_~~ ~ (\_

** Mais uma vez a RORC600 produziu imagens fantásticas de suas regatas no Caribe. Clique e delicie-se: http://bit.ly/RORC600_15

** A próxima Vendée Globe promete. E uma de suas maiores promessas é justamente o novo IMOCA60 Safran, dos projetistas Vincent Lauriot Prévost, da VPLP, e Guillaume Verdier para o comandante Morgan Lagravière, com seus fólios laterais que vão ajudar a tirar o casco da água e diminuir o arrasto, aumentando a veloc. Neste vídeo você vê o batismo da fera em Lorient. Vale a espiada! http://bit.ly/Safran_VG

 

(\_~~ (\_ Entre Aspas (\_~~ ~ (\_

“Posso não concordar com nada do que dizes, mas defenderei até a morte o direito que tem de dizê-lo”. Do iluminado iluminista Voltaire dando o tom do que é a verdadeira democracia. 

Fui!!! Dizendo…

Murillo Novaes

 

Não há comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: