Pular para o conteúdo

Resumão na quase quinta: Cabo Race. Barcelona Race. VOR. Ilhabela, Floripa, Darke de Mattos e mais

Bernard Stamm e Jean Le Cam vencendo a Barcelona World Race hoje. Duca!

Bernard Stamm e Jean Le Cam vencendo a Barcelona World Race hoje. Duca!

Torben e Disney tomam a tequila primeiro no México. Stamm e Le Can tomam a orchata de chufa primeiro em Barcelona. Bochecha e cia. acham o Nemo primeiro.

E mais: Merreca na Suzuki Sport em Ilhabela. Festa na Cidade de Florianópolis. King reina da Darke de Mattos no Rio. Chorão e João Ramos vencem Centro SulAm de Laser Master em Búzios. Barcos menores e mais baratos na 35ª Copa América. 500 dias para o Rio2016. Equipe olímpica pronta em Palma de Maiorca para o Princesa Sofia. Projeto Grael/IRN vão limpar Guanabara para evento-teste. Optmists brasucas na França.

Agende-se: Circuito Marreco na Guarapiranga. Clínica para oficiais de regata em SP.

Vídeos: Bacardi Sailing Week. Hashtag Sal “Pescando Sonhos”. 

Boa noite querido amigo e mais que querida amiga, direto do covil do manza na ensolarada e quente Cabo Frio, vamos prezando o neo-capitalismo tupiniquim que hoje operou mais um milagre.

Meu vizinho no canal do Itajuru, Carlos Alberto Sicupira, 4º brasileiro mais rico na recém-divulgada lista da Forbes (atrás apenas dos dois sócios na 3G Capital, Jorge Paulo Lemann e Marcel Telles, e de Joseph Safra, o dono do banco homônimo e do icônico prédio-ovo Fabergé – verdadeiro! – em Londres), agora é também o feliz proprietário da Kraft Foods, gigante multinacional do rango industrial, que se junta à Burguer King e a as principais cervejas do mundo (fora Americanas, Submarino, etc.) na lista dos negócios não cabo-frienses do pescador destas águas. Incrível!!

E dizem que eles e o mago de Omaha, Warren Buffet, seu sócio nos negócios, cogitaram comprar até a Coca-Cola… Também com US$ 40bi na carteira para ir ao shopping fica mais fácil!!… E eu aqui dando milho aos pombos!! Enfim… Vamos direto para a maior riqueza que qualquer um pode ter, porque esta é gratuita e democrática: o mar e o vento. E comecemos pelo Pacifico já rumando para Barcelona.

Cabo Race – O comandante-em-chefe da armada de Pindorama, o paulista e candango mais niteroiense de todos os tempos, Turbina Grael, ganhou mais uma! É que nosso querido orelha se juntou às orelhas mais famosas do planeta, as do Mickey Mouse, e sem o atrapalho de nenhum pateta fez história mais uma vez. Desta feita na prestigiada e tradicional Cabo Race, a regata de Newport (em Los Angeles) à Los Cabos (no México).

O percurso de 800 milhas rumo à Baja Califórnia desde 1971 faz a cabeça de 9 entre 10 velejadores de oceano da costa oeste dos EUA. E como o Andrew 70 de Roy Disney, o famoso Pyewacket, fica por lá, nossa lenda foi chamada mais uma vez pelo patrão do Mickey e dos Metralhas para mostrar os caminhos do ouro. E mostrou!

Com o auxílio mais que luxuoso do navegador Stan Honey (o cara que fez o notório relatório do acidente do Vestas, na VOR, recentemente e é um gênio da computação gráfica para TV) Torben, Roy e companhia fizeram a fita-azul dos monocascos e venceram na principal categoria da regata. Bravo!!

Triste mesmo vai ser ele voltar e ter que me aturar navegando o Lady Lou no iPad e olhando para a paisagem… Cuidado com as lajes!!

Barcelona – Acabou!! A dupla mais que experiente, Bernard Stamm (SUI) e Jean Le Cam (FRA) venceu a Barcelona World Race 2014/15 e definiu o tempo de referência para a volta ao mundo em duplas sem paradas: 84 dias, 5 horas, 50 minutos e 25 segundos, em uma média de 11,53 nós nas 23.321,76 milhas do percurso ideal ou 13,82 nós na distância real coberta por eles: 27.950 milhas.

O IMOCA60 Cheminées Poujoulat, co-comandado por Stamm, 51 anos, e Le Cam, 55 anos, venceu a terceira edição da Barcelona World cruzando a linha de chegada hoje (quarta-feira) às 17h:50m:25s UTC em ventos fracos, de 10 a 15 nós, de SE, e mares calmos quase no pôr do sol catalão.

Bernard e Jean estabeleceram o tempo de referência para a regata, que seguiu um percurso diferente nesta edição: de Barcelona a Barcelona, ​​passando pelos três grandes cabos, Boa Esperança, Leeuwin e Horn, deixando a Antártida por boreste, mas, pela primeira vez, indo direto por baixo da Nova Zelândia em vez de desviar para o norte para atravessar o estreito de Cook, entre as ilhas Norte e Sul do país/arquipélago. Isso reduziu a distância em cerca de 1.280 milhas em relação às edições anteriores. Esses são verdadeiros heróis!! E ainda deixaram o segundo colocado, Neutrogena, quase 1.000 milhas navegando no retrovisor…

VOR – E por falar em mares abertos, na Volvo Ocean Race, hoje a flotilha ultrapassou o ponto Nemo, o famoso lugar no oceano mais distante de qualquer massa de terra no planeta água. E quando isso rolou quem esteva nas cabeças? Quem? Quem?? Ele mesmo, Don Bochecha de las Santas Catarinas y Puertos Alegres e seus comparsas no Mapfre.

Depois de dar um jaibe chinês (bem capturado em vídeo), os espanhóis se recuperaram com maestria e a pouco menos de 3.900 milhas de casa, Bochecha já sentia o cheiro da sequência de camarão e acelerava forte rumo ao Horn e à glória de montar o famoso cabo mais uma vez. Antes, porém, eles e seus companheiros de flotilha e de mares do sul têm que negociar com icebergs mais ao norte que o normal e com os humores sempre instáveis de Éolo e Netuno.

No momento, o Alvimedica está na frente, mas entre eles e o Abu Dhabi (4º colocado), com o Brunel e o Mapfre no meio, apenas 5 milhas separam tudo. O Dongfeng vem 25 milhas atrás da galera e as minas do SCA outras 115 milhas na esteira chinesa. Dureza!!

Para sabe tudo da regata (e ver o vídeo do jaibe sino-espanhol) clique em http://bit.ly/VOR_14-15

A moça do Balaio, Aline Bassi, capturou o C30 Porsche liderando a Suzuki Swift na ilha bela.

A moça do Balaio, Aline Bassi, capturou o C30 Porsche liderando a Suzuki Swift na ilha bela.

(\_~~ (\_ Rajadinhas (\_~~ ~ (\_

** O tempo instável e a falta de vento exigiram paciência das 31 tripulações e da CR no primeiro final de semana da 1ª Etapa da Copa Swift Sport, em Ilhabela. No sábado rolou uma regata e os barcos chegaram a largar no domingo com vento sueste fraco, entre seis e sete nós, mas o merrecol e a forte correnteza no canal de São Sebastião impediu que as regatas fossem concluídas. Apenas na classe HPE, quatro veleiros cruzaram a linha de chegada, sob forte chuva, antes do limite de tempo. No próximo findes rola a conclusão da 1ª etapa do velho e bom Circuito Ilhabela. Que Éolo também compareça!!

** Já em Floripa… Com o vento sul predominando durante todo o dia, aconteceu no sábado a Regata Cidade de Florianópolis, segunda etapa da Copa Veleiros de Oceano e os vinte e quatro veleiros que participaram da competição, que fez parte das comemorações dos 289 da capital catarinense, proporcionaram um belo espetáculo ao público na Baía Norte. Na Classe ORC, o Catuana Kin foi o mais veloz, cruzando a linha de chegada à frente do Ataw e Absoluto (3º). Entre os barcos da RGS A, apenas 19 segundos separaram o Plancton, vencedor da etapa, do Argonauta, vice-campeão. O Açores III completou o pódio. A Regata Fortalezas, próxima etapa da Copa Veleiros de Oceano, acontece no dia 24 de abril. Boa!!!

** A 71ª Regata Darke de Mattos, a mais antiga do Brasil, teve um rei no mais alto do pódio pela sétima vez. A tradicional prova da classe Star foi disputada no último sábado na merreca carioca e viu Johnny King e Fernando “Sunguinha” Gioia vencerem com autoridade. Lars Grael e Samuca Gonçalves foram vices e Chicão Siemsen e Baleia, também conhecidos como Francisco S. Bulhões e Fernando Ilha, completaram o pódio. Tradição na água e no pódio!! Parabéns Mr. John, você é realmente o rei da Darke!!

** E por falar na família Bulhões… Não teve choro no Búzios Vela Clube no 8º Centro SulAm de Laser Master neste findi. Depois de 5 regatas corridas em Manguinhos, Pedro Bulhões Carvalho da Fonseca, o Chorão, se sagrou campeão no Standard e o brasiliense João Ramos, sempre honrando o ICB, levou a melhor no Radial. São os velhinhos conservados no raio laser!! Show!!

** Depois de escolher as Bermudas como sede, tirando voluntariamente a disputa da Copa América das águas dos EUA, depois de convidar a lindíssima Classe J para também correr na ilha britânica em 2017, depois de inventar um novo barco, o AC62, como classe da disputa, a organização de 35ª Copa América (Russell Coutts e Larry Ellison) acena com a possibilidade de criar uma nova classe, um catamarã sobre fólios ainda menor que 62 pés para diminuir custos. Uma ideia sensata que agradou a quase todos. Segundo Franck Cammas, do Team France, “daria para fazer um barco vencedor com apenas 20 milhões de Euros”. Apenas… Mas, acredite, é quase um quinto do que já custou uma equipe. Ou mais ou menos o que um gerente na Petrobras rouba em alguns poucos anos. Vou ali e já volto!!…

** A 500 dias do começo das olimpíadas no Rio alguns atletas falaram sobre a data: “Desses 500 dias em diante vamos continuar fazendo o nosso passo a passo, tentando não pular etapas, para chegar aos Jogos Olímpicos bem preparadas. Dependendo do ponto de vista pode faltar pouco ou muito tempo, mas é um grande evento esportivo vindo por aí. Vivemos uma grande expectativa” disse Kahena Kunze.

** Já a timoneira do 49erFX de Kahena, a também careteira Martine Grael falou: “Esse ano é de muita preparação para a gente. Principalmente pelo fato de que no ano passado tivemos resultados excelentes. A gente sabe que é difícil repetir isso, mas como está bem próximo dos Jogos, a gente continua dando o nosso máximo. É um período de muita preparação, tanto psicológica quanto física, mas estamos tranquilas. Nossos objetivos seguem no topo. Se tudo der certo, a gente chega bem preparada em 2016”

** Pra fechar os 500. .. A lenda Robert Scheidt declarou: “É um marco importante, estamos nos aproximando bem rápido das Olimpíadas. É um período importante, pois ainda dá tempo de nos prepararmos, mas ao mesmo tempo já não estamos mais no começo do ciclo olímpico, o que não nos deixa com tanto tempo assim. O ano de 2015 é muito importante para nós, temos muita coisa pela frente. Temos Mundial, Jogos Pan-Americanos e evento-teste. Preciso velejar muito no Rio de Janeiro ainda, e me sentir cada vez mais à vontade para quando o grande dia chegar”. Amém!

** Por falar em preparação, a maioria da nossa equipe de vela já está em Palma de Maiorca se aquecendo para o 46º Trofeu Princesa Sofia (e Martine/Kahena já ganharam a regatinha antecipatória por lá). A competição marca o início da temporada europeia e reúne a nata da vela olímpica mundial. Começa nesta sexta! Fique ligado!!

** A ONG Instituto Rumo Náutico, do Projeto Grael, foi contratada em regime de urgência pelo governo do RJ para retirar o lixo flutuante das águas da baía de Guanabara antes do evento teste de vela, em agosto, o último antes dos Jogos de 2016. Cinco ecobarreiras serão construídas no canal do Cunha e nos rios Meriti, Bomba e Imboaçu, pontos críticos dos resíduos. O roteiro de coleta feito pelos ecobarcos também passará a ser definido por computador, que vai antecipar o movimento das marés. “Todos os custos são transparentes e vão estar publicados na internet. E não há ninguém que eu conheça que reúna todas as características técnicas e pessoais para um desafio de curto prazo como esse”, justificou o secretário de ambiente do RJ, André Corrêa, referindo-se à Axel Grael, o irmão mais velho dos caras. Boa sorte na empreitada!! A velo e o meio ambiente agradecem!!

** Pra fechar com optimismo… Um grupo de velejadores de Optimist do Cabanga Iate Clube de Pernambuco vai participar da Copa Internacional de Verão 205m em Plérin, na França. O evento acontecerá de 11 a 18 de julho e são esperados 500 optimistas de 14 países. Sem dúvidas, um dos maiores eventos abertos da classe! Força à molecada pernambucana!!

(\_~~ (\_ Agenda (\_~~ ~ (\_

** O CIRCUITO MARRECO 2015 começou em 21 de fevereiro na represa de Guarapiranga em São Paulo. Dezoito barcos alinharam-se para a largada em frente ao Clube de Campo do Castelo (1º Sweet Eagle – Antonio Correa e Haroldo Ficco; 2º Poita – Cássio Lopes e Andres Jurado; 3º Adesso – Wilson e Madalena Kato) e como já é tradição, após a prova houve a premiação, com medalhas e troféus, acompanhado de um delicioso churrasco. A próxima regata será no dia 28/03, com sede e celebração no Yacht Clube Itaupu. Participe!!!
.

** A Confederação Brasileira de Vela – CBVela, em parceria com o Comitê Organizador Rio 2016 e ​a Federação de Vela do Estado ​de São Paulo e o ​Yacht Clube Santo Amaro​, ​realizará ​a ​Clinica de ​Introdução para Oficial de Regata, ​nos dias ​​03 e ​04 de ​abril de 2015,​na Cidade de ​São Paulo. A Clinica será realizada simultaneamente a realização ​​do Campeonato ​Brasileiro da Classe ​​A Cat, ​o que permite o aprendizado prático. “Esta Clinica ​tem o objetivo de passar uma noção básica das atividades de um oficial de regata, seja Gerente de Regata ou Juiz de Regata ou Arbitro de Regata ou Medidor; possibilitando um bom entendimento de como é a organização técnica de uma regata e de como cada oficial de regata atua”, explica Kadu Baggio. Inscreva-se em: cbvela@cbvela.org.br Vale a pena!!

(\_~~ (\_ Vídeos (\_~~ ~ (\_

** Como você sabe, a Bacardi Miami Sailing Week foi a glória tupiniquim. Lars e Samuca, no Star, e Santinha e cia. no J/70, venceram. E o vídeo oficial do evento saiu agora e ficou bem legal. Confira em http://bit.ly/Bac_Mia

** O Hashtag Sal já está se tornando um clássico programa de vela, apesar de tão novo. A competência do Adriano Plotzki, as bela imagens e a escolha dos temas fazem a diferença. Já está no ar o novo episódio: “Pescando Sonhos”. Vale a espiada! http://bit.ly/Sal_16

(\_~~ (\_ Entre Aspas (\_~~ ~ (\_

“Eu gosto do impossível porque lá a concorrência é menor”. Walt Disney filosofando sobre o sucesso.

Fui!!! Impossibilitado…

Murillo Novaes

Não há comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: