Pan, Pan, Pan, Pan!! É hoje! Começam as finais em Toronto!

Na foto de Bruno Miani, Zibimba evolui ontem rumo a mais um ouro pan-americano. Duca!!
BIMBA CHEGA À REGATA DA MEDALHA DOS JOGOS PAN-AMERICANOS MUITO PERTO DO OURO
Neste sábado, velejador da RS:X só precisa completar a prova para ser tetracampeão consecutivo. Brasil briga por medalhas em outras sete classes.
Como nosso amigo Felipinho resolveu trabalhar ontem, fico à vontade para dar o copia e cola no release dele porque aqui na brastislávica terra da mãe do meu vindouro filhote navegador o calor é senegalês hoje e a preguiça baiana. E mais tarde começam as primeiras regatas da medalaha (a partir de 12:35, em Brasília). Hoje tem as finais das classes X (RS:X masc e fem e 49erFX) e dos Laseres (Radial e Std.). Se liga!!
Ricardo Winicki, o Bimba, está muito próximo do tetracampeonato consecutivo nos Jogos Pan-Americanos. Neste sábado (dia 18), a partir de 12h35 (de Brasília), em Toronto, no Canadá, o velejador só precisa completar a regata da medalha da classe RS:X masculina para subir no topo do pódio. A Equipe Brasileira Vela ainda brigará por medalhas em mais sete classes: neste sábado na Laser, Laser Radial, RS:X feminina e 49erFX. No domingo (dia 19), na Lightning, Sunfish e Hobie Cat 16. Na J24 não há mais chances. Na Snipe, o Brasil não disputará a regata da medalha.
“A comemoração vai ser só amanhã. Ainda tenho a regata da medalha. Nem sabia dos números quando cheguei aqui. Velejo para mim e para os que me apoiam. Este não é o meu último Pan. Posso estar de cheio de cabelo branco, mas enquanto eu tive muque, for o número um do Brasil e estiver entre os dez do mundo como acontece há dez anos vou seguir competindo”, disse Bimba, campeão dos Jogos em Santo Domingo-2003, Rio-2007 e Guadalajara-2011.
Nesta sexta-feira (17), em mais um dia de ventos fracos no Lago Ontário, Bimba obteve dois segundos lugares e um quarto, este último descartado como pior resultado. Com 19 pontos perdidos, ele não tem mais como ser superado pelo mexicano David Mier Y Teran, que soma 29. A regata da medalha terá cinco barcos, com pontuação dobrada. Na pior das hipóteses, se chegar em quinto lugar, Bimba alcançará 29 pontos, enquanto o rival, se vencer a prova, ficará com 31.
Quem também está na liderança é Patricia Freitas, na RS:X feminina. Ela chega à regata da medalha com grandes chances de subir no topo do pódio. Robert Scheidt, na Laser, Fernanda Decnop, na Laser Radial, e Martine Grael e Kahena Kunze, na 49erFX, ocupam a segunda colocação. João Hackerott, na Sunfish, e o trio da Lightning (Claudio Biekarck, Gunnar Ficker e Maria Hackerott) estão em terceiro. Na Hobie Cat 16, Claudio Luiz Junior e Bruno Reis de Oliveira estão em sexto, mas podem brigar pelo bronze.
“O resultado está dentro do esperado diante das condições de vento fraco que se apresentaram durante a semana. Se a situação fosse um pouco mais variável, com dias de ventos fortes e fracos, poderia ter sido melhor. Com vento fraco praticamente todos os dias, a competição fica nivelada”, afirmou o Coordenador Técnico da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), Torben Grael.
Em 15 participações nos Jogos Pan-Americanos, a Equipe Brasileira de Vela soma 70 medalhas. São 32 de ouro, 23 de prata e 15 de bronze.
Confira os resultados dos brasileiros:
RS:X MASCULINA (após 13 regatas):
1 – Ricardo Winicki (BRA): 19 pontos perdidos
2 – David Mier Y Teran (MEX): 29
3 – Mariano Reutemann (ARG): 31
RS:X FEMININA (após 13 regatas):
1 – Patricia Freitas (BRA): 15
2 – Demita Veja (MEX): 20
3 – Marion Lepert (EUA): 44
LASER RADIAL (após 12 regatas):
1 – Paige Railey (EUA): 42
2 – Fernanda Decnop (BRA): 52
3 – Lucia Falasca (ARG): 56
LASER (após 12 regatas):
1 – Juan Maegli Aguero (GUA): 33
2 – Robert Scheidt (BRA): 37
3 – Lee Parkhill (CAN): 41
49ERFX (após 16 regatas):
1 – Victoria Travascio e Maria Branz (ARG): 28
2 – Martine Grael e Kahena Kunze (BRA): 39
3 – Paris Henken e Helena Scutt (EUA): 41
SUNFISH (após 12 regatas):
1 – Luke Ramsay (CAN):35
2 – Jonathan Mawyin (EQU): 37
3 – João Hackerott (BRA): 44
LIGHTNING (após 12 regatas):
1 – Argentina: 21
2 – EUA: 31
3 – Brasil: 33
HOBIE CAT 16 (após 12 regatas):
1 – Jason Castillo e Irene Van Blerk (GUA): 26
2 – Mark Modderman e Grace Modderman (EUA): 33
3 – Enrique Figueroa e Franchesca Ortega (PUR): 42
6 – Claudio Luiz Junior e Bruno dos Reis Oliveira (BRA): 46
J24 (após 12 regatas):
1 – Argentina: 21
2 – Canadá: 31
3 – Chile: 34
5 – Brasil: 45
SNIPE (após 12 regatas):
1 – Raul Andres de Choudens e Fernando Pacheco (PUR): 18
2 – Luis Soubie e Diego Lipszyc (ARG): 30
3 – Augie Diaz e Kathleen Tocke (EUA): 36
6 – Alexandre Paradeda e Geórgia Rodrigues (BRA): 64
Fui!!
Murillo Novaes (Felipe Mendes/InPress MediaGuide)