Pular para o conteúdo

Com história de atletas e barcos, livro Velas do Brasil é o mais rico acervo náutico do país

O livro de Peter Siemsen e Beth Laboriau é leitura obrigatória para todos os velejadores.

O livro de Peter Siemsen e Beth Laboriau é leitura obrigatória para todos os velejadores.

A obra fala do desenvolvimento náutico no país, citando, é claro, os nomes que fizeram o esporte crescer, como Eduardo Souza Ramos e o próprio Peter Dirk Siemsen, coordenador do livro e figura importante no cenário esportivo brasileiro

A vela foi o segundo esporte que mais trouxe medalhas olímpicas para o Brasil (17 no total), além de inúmeros títulos mundiais, porém era muito difícil encontrar um material que contasse toda a história do esporte no país. A escritora Maria Elizabeth Labouriau, no entanto, conseguiu reunir muito mais que isso. No livro Velas do Brasil (Essential Idea Editora) ela descreve desde o surgimento da primeira flotilha, a criação do primeiro Yacht Clube e a participação do primeiro brasileiro em um campeonato internacional, até as medalhas olímpicas de 2008, prestando uma justa homenagem àqueles que sempre incentivaram o esporte, como Peter Dirk Siemsen, coordenador e patrocinador do livro, Eduardo Souza Ramos, entre outros.

“O belo e fartamente ilustrado livro, fruto de uma pesquisa histórica rigorosa da Beth, uma das pioneiras na comunicação da modalidade no país, e do Peter, um dos brasileiros de maior destaque na história da vela mundial, como atleta e dirigentes, é obra obrigatória para os que velejam e para todos que se interessam pelo esporte brasileiro e sua memória”, disse Murillo Novaes, jornalista de náutica.

Nas 500 páginas do livro é possível encontrar a história das principais classes do país, como Pinguim, Guanabara, Carioca, Brasil, até as olímpicas como Finn e 470; história de campeonatos e regatas contadas pelos próprios velejadores; um acervo bem grande de fotos, além de um glossário muito rico com termos náuticos e explicações sobre barcos e vento.

“Este é um registro histórico super importante, pois registra o início da vela no Brasil, visita os principais centros vélicos e entrevista vários velejadores. Nele a autora busca mostrar que a história da vela é contínua e segue sendo escrita”, disse Nelson Ilha, velejador, juiz de regata e personagem do livro.

Sobre a autora:

Maria Elizabeth Labouriau nasceu na cidade do Rio de Janeiro. Estudou Ciências Socias na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-IFCS) e Museologia na Universidade do Rio de Janeiro (UNI-RIO). Foi responsável pela implantação do núcleo “ Navegação” do Espaço Cultural da Marinha. Em seguida, deu início ao trabalho de resgate da memória do Iate Clube do Rio de Janeiro. Sobre essa instituição escreveu “ Iate Clube do Rio de Janeiro – um celeiro de campeões.”

Fascinada pelas coisas do mar, escreveu, Velas do Brasil, a história do iatismo no País. De seu interesse pelas histórias familiares escreveu “Felicitas Siemsen – Simplesmente Elsi. A história de uma mulher à frente de seu tempo. No momento escreve a biografia do advogado e velejador Peter Dirk Siemsen. Mãe de três filhos, Flavia, Pedro e Miguel e avó de duas netas Alice e Olivia, Maria Elizabeth não poderia deixar de escrever para crianças. Resultante dessa paixão urgiram Bichano, o Gato Xadrez; A Pata da Barata; Alice e a Vovó no Jardim dos Passarinhos; O amigo de Sylvia; Meu nome é Milho, E-milho e Alice no Campo – Conhecendo a Natureza.

Locais de venda do livro:

Livraria Cultura
Livraria Saraiva
Livraria Martins Fontes
Livraria Galileu
Livraria da Travessa
Livraria da Vila
Livraria Nobel
Livraria FNAC
Ponto das Letras
Lojas Regatta
Bordado a Bordo

(Mari Peccicacco/PecciCom)

um comentário Comente
  1. sibylle buckup sulzbeck #

    Será que fala do OPTIMIST?? “O pequeno grande barco…”

    23/11/2015

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: