Pular para o conteúdo

Nova York volta a sediar regatas da Copa América em 2016

Ontem, em Auckland, o ETNZ deu o primeiro velejo no novo cat para 2016. Bonito!

Ontem, em Auckland, o ETNZ deu o primeiro velejo no novo cat para 2016. Bonito!

A Copa América vai voltar para Nova York pela primeira vez desde 1920, com regatas da Louis Vuitton America’s Cup World Series nos dias 07 e 08 de maio de 2016.

O evento de Nova York é um dos seis planejados para 2016, com competições emocionantes, de altíssima velocidade, que caracterizam as seis equipes da Copa, com os melhores velejadores do mundo, disputando pontos que contam para a competição final, a 35ª Copa América em 2017.

Este ano, o timoneiro-estrela do Emirates Team New Zealand, Peter Burling, o mais jovem da flotilha, levou sua equipe ao topo da classificação sobre o atual campeão, Jimmy Spithill, do Oracle, e a altamente elogiada equipe Land Rover BAR,  liderada pelo herói olímpico inglês Ben Ainslie. Mas a concorrência estava perto! Na verdade, os três eventos da Louis Vuitton America’s Cup World Series em 2015 tiveram três vencedores diferentes e quatro vencedores distintos em regatas individuais. O calendário de 2016 promete provas ainda mais suadas e emocionantes sobre os catamarãs AC45F, que voam sobre a água com seus fólios.

“Todo mundo vai querer começar o Ano Novo bem”, disse  Jimmy Spithill. “Mas todas as outras equipes estão treinando com o mesmo objetivo em mente, então nada virá fácil este ano”. “O evento de Nova York vai ser espetacular. Competindo no baixo rio Hudson, em frente ao skyline de Manhattan, vai ser um enorme sucesso. Nova-iorquinos são entusiasmados fãs de esportes e eu acho que isso vai ser algo muito especial: regatas de nível superior no coração da cidade. Vai ser um grande evento para a Copa América e um grande evento para Nova York”, completou.

Quatro outros eventos do calendário 2016 já foram anunciados até agora:

Mascate, Omã – 26-28 fevereiro;
Nova Iorque, EUA – 06-08 maio;
Chicago, EUA – 10-12 junho;
Portsmouth, Reino Unido – 22-24 julho;

Dois eventos adicionais da Louis Vuitton America’s Cup World Series, são esperados para completar o calendário, provavelmente na Europa, em meados de setembro, e na Ásia, em meados de novembro.

“Com seis eventos ao redor do mundo, em 2016 nossos fãs terão mais oportunidades para desfrutar a Copa América e seguirem seus times e atletas favoritas à medida que seguimos para as finais nas Bermudas, em 2017”, disse Harvey Schiller, o Comissário Comercial da Copa.

O evento de Nova York é um marco histórico. Regatas da Copa América foram realizadas no porto de Nova York e arredores durante 50 anos, representando os primeiros 13 desafios para o troféu mais antigo do esporte internacional.

De 1870 a 1920, a corrida teve lugar em Nova York. Em 1930, a competição foi transferida para Newport, Rhode Island, onde permaneceu até os Estados Unidos finalmente perderem a Copa em 1983, terminando a série de vitórias mais longa no esporte mundial. Desde aquela época, a Copa América teve lugar em Perth (Austrália); São Diego (EUA); Auckland (Nova Zelândia); Valencia (Espanha); e São Francisco (EUA). Em Maio / Junho de 2017, a próxima disputa vai ser corrida nas Bermudas, ilhas do Reino Unido, no Atlântico Norte.

Classificação da Louis Vuitton America’s Cup World Series (após três eventos):

Emirates Team New Zealand – 122 pontos
ORACLE TEAM USA – 112 pontos
Land Rover BAR – 109 pontos
Artemis Racing – 105 pontos
SoftBank Equipe Japão – 100 pontos
Equipe Groupama França – 82 pontos

Por Peter Rusch

Não há comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: