Pular para o conteúdo

Resultado da Regata de 74º aniversário do Clube Jangadeiros

Juvir Costella, Cláudio Aydos, Lucas Aydos e Kurt Keller - Créditos Wanderlei Oliveira

Juvir Costella, Cláudio Aydos, Lucas Aydos e Kurt Keller (Wanderlei Oliveira)

Clube conquista os primeiros lugares e Lucas Aydos é homenageado.

Na tradicional regata do  74º  aniversário do Jangadeiros,  disputada entre todas  as agremiações do Rio Grande do Sul,  o  Jangadeiros conquistou o 1º  lugar em quatro das cinco regatas de Oceano e Cruzeiro realizadas no sábado e oito das treze classes de monotipos disputadas no domingo.

O tradicional Troféu Edmundo Soares, que presta homenagem  anual a um velejador do Clube,  foi entregue a Lucas Aydos, de 19 anos,  Campeão Brasileiro de Snipe e classificado para os Jogos Panamericanos.

Em mais de sete décadas, a instituição organizou e sediou  quatro campeonatos mundiais, 11 campeonatos sul americanos e 18 campeonatos brasileiros. Participou também de seis Olimpíadas:  Montreal, Los Angeles, Sidney, Atenas, Pequim e Londres. Em 2004 e 2008, integrou a equipe brasileira, concorrendo em três classes. Em Pequim, conquistou a Medalha de Bronze na classe 470, com a dupla Fernanda Oliveira e Isabel Swan, primeira medalha olímpica da vela feminina do Brasil.

O Clube conquistou ainda nove títulos mundiais em 4 classes, conquistou 3 medalhas de ouro, 1 de prata e 1 de bronze em Jogos Pan-americanos, venceu por duas vezes o Campeonato do Hemisfério Ocidental da classe Snipe e ganhou por 36 vezes o Campeonato Sul Americano em 8 classes de barco.

Continuando a tradição, Fernanda Oliveira e Ana Barbachan já estão classificadas para as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. As velejadoras da classe 470, 9ª melhor dupla feminina da classe no mundo, conquistaram o lugar após vencerem quatro etapas da Copa do Mundo da Federação Internacional de Vela (ISAF) em 2013: em Miami, nos Estados Unidos, Palma de Mallorca, na Espanha e Hyères, na França. Neste ano, elas retornaram ao lugar mais alto do pódio na etapa francesa.

Para seguir incentivando a qualificação dos seus atletas, recentemente o Jangadeiros foi buscar, junto à Confederação Brasileira de Clubes, uma expressiva verba para investir em seus novos competidores. O projeto “Preparando o Futuro Olímpico” foi habilitado em um edital da CBC no dia 2 de outubro. O valor de 1,5 milhão será utilizado na aquisição de novos equipamentos e recursos de formação e preparação de jovens velejadores para as classes olímpicas. Dos 27 Clubes que conseguiram a verba, o projeto do Clube porto-alegrense foi o melhor avaliado, com 41,25 pontos de 44 possíveis.

Por Antônio Oliveira

Não há comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: