Resultado da Regata de 74º aniversário do Clube Jangadeiros

Juvir Costella, Cláudio Aydos, Lucas Aydos e Kurt Keller (Wanderlei Oliveira)
Clube conquista os primeiros lugares e Lucas Aydos é homenageado.
Na tradicional regata do 74º aniversário do Jangadeiros, disputada entre todas as agremiações do Rio Grande do Sul, o Jangadeiros conquistou o 1º lugar em quatro das cinco regatas de Oceano e Cruzeiro realizadas no sábado e oito das treze classes de monotipos disputadas no domingo.
O tradicional Troféu Edmundo Soares, que presta homenagem anual a um velejador do Clube, foi entregue a Lucas Aydos, de 19 anos, Campeão Brasileiro de Snipe e classificado para os Jogos Panamericanos.
Em mais de sete décadas, a instituição organizou e sediou quatro campeonatos mundiais, 11 campeonatos sul americanos e 18 campeonatos brasileiros. Participou também de seis Olimpíadas: Montreal, Los Angeles, Sidney, Atenas, Pequim e Londres. Em 2004 e 2008, integrou a equipe brasileira, concorrendo em três classes. Em Pequim, conquistou a Medalha de Bronze na classe 470, com a dupla Fernanda Oliveira e Isabel Swan, primeira medalha olímpica da vela feminina do Brasil.
O Clube conquistou ainda nove títulos mundiais em 4 classes, conquistou 3 medalhas de ouro, 1 de prata e 1 de bronze em Jogos Pan-americanos, venceu por duas vezes o Campeonato do Hemisfério Ocidental da classe Snipe e ganhou por 36 vezes o Campeonato Sul Americano em 8 classes de barco.
Continuando a tradição, Fernanda Oliveira e Ana Barbachan já estão classificadas para as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. As velejadoras da classe 470, 9ª melhor dupla feminina da classe no mundo, conquistaram o lugar após vencerem quatro etapas da Copa do Mundo da Federação Internacional de Vela (ISAF) em 2013: em Miami, nos Estados Unidos, Palma de Mallorca, na Espanha e Hyères, na França. Neste ano, elas retornaram ao lugar mais alto do pódio na etapa francesa.
Para seguir incentivando a qualificação dos seus atletas, recentemente o Jangadeiros foi buscar, junto à Confederação Brasileira de Clubes, uma expressiva verba para investir em seus novos competidores. O projeto “Preparando o Futuro Olímpico” foi habilitado em um edital da CBC no dia 2 de outubro. O valor de 1,5 milhão será utilizado na aquisição de novos equipamentos e recursos de formação e preparação de jovens velejadores para as classes olímpicas. Dos 27 Clubes que conseguiram a verba, o projeto do Clube porto-alegrense foi o melhor avaliado, com 41,25 pontos de 44 possíveis.
Por Antônio Oliveira