Pular para o conteúdo

ROBERT SCHEIDT ENTRA NA BRIGA POR MEDALHA NA COPA BRASIL DE VELA

Roberto Scheidt (Getty Images)

O coroa alemão vai subindo na Copa Brasil. (Getty Images)

Bicampeão olímpico está em terceiro na disputa da Laser, na Baía de Guanabara. Classe é uma das mais fortes no maior evento de vela olímpica na história do país

O bicampeão olímpico Robert Scheidt entrou na briga por medalha na III Copa Brasil de Vela, competição que já se tornou o maior evento da vela olímpica na história do país. Já classificado para os Jogos Olímpicos Rio 2016, o paulista subiu para a terceira posição na classe Laser, com 35 pontos perdidos. O líder é o australiano Matthew Wearn, com 26. O campeonato realizado na Baía de Guanabara, com sede na Praia de São Francisco, em Niterói (RJ), prossegue amanhã sexta-feira (18) com regatas previstas a partir das 13h (de Brasília).

“Os primeiros dois dias foram de altos e baixos. Mas a disputa está bem embolada, não tem ninguém dominando. Sempre tem um erro para consertar, mas o importante é que a parte física está boa, estou velejando com boa velocidade. Ainda faltam dois dias antes da regata da medalha e classifico meu desempenho até agora de regular para bom”, avaliou Scheidt.

Em sua terceira edição, a Copa Brasil conta com 341 atletas, num total de 250 barcos de 41 países, superando o número de inscritos de suas versões antigas, como a Semana Brasileira de Vela, e também os dois eventos-teste dos Jogos Olímpicos. No Aquece Rio 2014, foram 309 atletas, com 217 barcos. Já na edição deste ano estiveram presentes 326 velejadores, totalizando 230 barcos. Somente na Laser são 48 velejadores, entre eles grandes nomes como o croata Tonci Stipanovic, o australiano Tom Burton, o cipriota Pavlos Kontides, entre outros. Isso faz da classe uma das mais fortes na competição.

“É mais uma oportunidade de se velejar na Baía de Guanabara e os estrangeiros sabem disso. O nível, talvez, esteja até um pouco mais alto do que nos Jogos Olímpicos. Tem países com mais de um representante, assim fica parecendo com o Mundial. É muito bom poder velejar neste nível e isso mostra a força da classe Laser”, finalizou o bicampeão olímpico.

Nas classes com a disputa da vaga olímpica em aberto na Equipe Brasileira de Vela, a competição segue bem acirrada. Na Nacra 17, João Bulhões e Gabriela Nicolino se mantiveram na quinta posição, com 54 pontos perdidos, enquanto Samuel Albrecht e Isabel Swan estão em oitavo, com 62. Mesmo assim, a segunda dupla, pelo resultado obtido no Sul-Americano, na semana passada, segue em vantagem. Quem lidera são os austríacos Thomas Zajac e Tanja Frank, com 35 pontos perdidos.

Na 470 masculina, Geison Mendes e Gustavo Thiesen seguem em vantagem sobre Henrique Haddad e Bruno Bethlem. A primeira dupla está em 15º, com 54 pontos perdidos, enquanto os adversários estão em 16º, com 56. O primeiro lugar é dos australianos Matthew Belcher e Will Ryan, com sete pontos perdidos.

Na Finn, Jorge Zarif ocupa a quinta posição, com 22 pontos perdidos. O esloveno Vasilij Zbogar lidera com nove pontos perdidos. Na 49er, Marco Grael e Gabriel Borges terminaram o dia em quinto, com 46 pontos perdidos. Os argentinos Yago Lange e Klaus Lange estão na liderança com 33 pontos perdidos.

Na 49erFX, Martine Grael e Kahena Kunze estão em sétimo, com 40 pontos perdidos. A liderança é das dinamarquesas Jena Mai Hansen e Katja Salskov-Iversen, com 29. Na 470 feminina, Fernanda Oliveira e Ana Luiza Barbachan estão em oitavo, com 34 pontos perdidos. A liderança é das francesas Camille Lecointre e Helene DeFrance, com 12.

Na RS:X feminina, Patricia Freitas está em sétimo, com 51 pontos perdidos. A espanhola Marina Alabau lidera com 23. Na versão masculina, Ricardo Winicki, o Bimba, é o 16º, com 103 pontos perdidos. O líder é o israelense Nimrod Mashiah, com 32. Na Laser Radial, Fernanda Decnop está em 15º, com 55 pontos perdidos. O primeiro lugar está com a belga Evi van Acker, com 14 pontos perdidos.

Por Felipe Mendes/In Press Media Guide

Não há comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: